Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

UEMS abre Jornada de Artes com palestra de Renato Ferracini, do grupo Lume-Teatro

  • 10 jun 2016
  • Categorias:Geral

Na noite desta quinta-feira (9) a secretária adjunta da Sectei, Andréa Freire participou da abertura da Jornada de Artes – Jart ato IV, que acontece de 9 a 12 de junho, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O evento conta com palestras, mesas de discussão, oficinas, comunicações orais seguidas de publicação e mostras de arte (música, artes visuais, teatro e dança), tanto de convidados quanto de professores, acadêmicos e demais interessados.

Para a secretária adjunta, o evento é de extrema importância para a formação cultural de toda a sociedade. “Sou formada em teatro, diretora e professora de teatro, então me sinto muito em casa aqui hoje. Não temos a menor dúvida da importância de unir cultura e educação. É a base da formação não só do artista, mas a base da educação de todo ser humano. Não temos a menor dúvida de que só a arte salva”, disse Andréa.

A abertura contou com a palestra do professor doutor Renato Ferracini, do grupo Lume-Teatro (Unicamp), com o tema “O artista docente”. Renato possui graduação em Artes Cênicas pela Unicamp (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela Unicamp. É ator-pesquisador e atualmente coordenador do Lume – Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. Ele ministrará também oficinas e apresentará seu solo mais recente, “Dissolva-se-me”, nos dias 10 e 11 de junho.

Também estiveram presentes na mesa de abertura, a coordenadora do curso de Artes Cênicas e Dança, Flávia Cavalcante, a gerente da unidade, Kátia Figueira, representante do escritório da UEMS, Eliza Cesco, a professora coordenadora do evento, Gabriela Salvador e a acadêmica do 4º ano de Artes Cênicas e Dança da UEMS, Natali Allas.

A acadêmica Natali Allas comentou sobre as mudanças positivas que o evento trás a cada ano para o curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS. “As turmas se comunicam com o olhar diferente, nos comunicamos como colaboradoras, com agentes da educação e da arte na nossa cidade, e é uma enorme oportunidade. Vemos o quanto é importante a participação do aluno de se articular, buscar aquilo que falta, resolver a diversidade e superar isso, é uma oportunidade de se engrandecer”, defendeu a estudante.

Todas as atividades acontecem no campus da UEMS em Campo Grande, com exceção do espetáculo “Dissolva-se-me”, que acontece no Circo do Mato, e o espetáculo “Zoológico de Vidro”, no Glauce Rocha. Mais informações no site do evento, que foi criado e organizado pelos acadêmicos do quarto ano de Artes Cênicas: www.jartuems.com.br
(Fotos: Daniel Reino)

4° JART - UEMS - Abertura-2533

4° JART - UEMS - Abertura-2561

4° JART - UEMS - Abertura-2612

4° JART - UEMS - Abertura-2648

4° JART - UEMS - Abertura-2661

4° JART - UEMS - Abertura-2724