Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Sectei realiza reunião para as atividades alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna

Campo Grande (MS) – Foi realizada na manhã desta segunda-feira (27), no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), reunião preparatória para as atividades alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna. Estiveram presentes representantes da sociedade civil, do Comando Militar do Oeste (CMO), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço (Cadef/UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), 4ª Brigada de Cavalaria de Dourados, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MS), Prefeitura Municipal de Jardim e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O secretário de Cultura, Renato Roscoe, iniciou os trabalhos agradecendo o empenho de todos para que as atividades alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna aconteçam. “Nossa secretaria vai fazer o possível e o impossível para que as atividades sejam as melhores possíveis. É um marco muito importante de valorização da nossa história e da nossa cultura e uma oportunidade para o turismo”.

Retirada da Laguna2

A seguir foi discutido o andamento das propostas feitas na última reunião do grupo, sendo elas a realização de publicações de coletâneas nos moldes dos publicados pelo Iphan; reedição de livros sobre a Retirada da Laguna; edição especial das revistas do Exército Brasileiro; edição de um gibi e uma cartilha para escolas das redes de ensino de Mato Grosso do Sul.

Foi realizado de 17 a 19 de maio o Segundo Seminário Internacional sobre a Guerra do Paraguai, em Aquidauana. Foi sugerida também a edição de um guia histórico e cultural da Retirada da Laguna. Na segunda parte da reunião, que acontece ainda esta manhã, serão apresentadas as propostas de realização de eventos e ações relacionadas à Retirada da Laguna para o segundo semestre de 2016.