Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Sectei e FCMS convocam classe artística para inscrição e participação no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC)

  • 08 set 2015
  • Categorias:Geral


No dia 19,
Campo Grande vai sediar um dos encontros presenciais do processo eleitoral para os Colegiados Setoriais e o Plenário do CNPC

A Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e a Fundação de Cultura de MS (FCMS) em colaboração com o Ministério da Cultura (MinC) convidam a classe artística do Mato Grosso do Sul, técnicos, produtores e interessados em compor seus Colegiados Setoriais e o Plenário do Conselho, para se inscreverem até o dia 26 de setembro na plataforma do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), principal órgão colegiado de participação popular para construção de políticas públicas do MinC.

O convite se estende também para o encontro de mobilização com a presença de representantes do Ministério, no dia 19 de setembro, a partir das 9h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, onde os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar as políticas culturais.

Os interessados poderão se inscrever para votar ou para se candidatar nos seguintes Colegiados: Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; e Teatro. As inscrições poderão ser feitas por meio da plataforma digital (Saiba mais no edital).

Para o secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, “uma das formas mais importantes de tornar a cultura um direito do cidadão, é fazer a inclusão institucional da cultura, o que significa legitimar a participação da população e da sociedade nos rumos das políticas públicas para a cultura”, afirmou o secretário.

Processo eleitoral e inscrições

Os Colegiados Setoriais são instâncias que compõem o CNPC, formadas por 40 integrantes, dos quais 30 são da sociedade civil (15 titulares e 15 suplentes) e 10 do Poder Público (divididos em cinco titulares e cinco suplentes).

O processo eleitoral será realizado de maneira descentralizada, por meio eletrônico e presencial, este último nos Encontros Estaduais Eleitorais e nos Fóruns Nacionais Setoriais, com o seguinte tema básico: “Participação Social na Gestão Cultural”.

Podem fazer parte do processo eleitoral do CNPC pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras naturalizadas com atuação nas áreas técnico-artistas. Os interessados poderão se inscrever na condição de eleitores (maiores de 16 anos) e/ou candidatos (maiores de 18), mediante cadastro na plataforma.

As inscrições também serão aceitas nos encontros presenciais, que serão realizados nas 27 unidades da Federação, no período de 8 a 26 de setembro.  Os encontros favorecerão o debate, a apresentação dos candidatos e contarão com pontos de acesso à plataforma para inscrições e votação.

Campo Grande entra na mobilização para eleições do CNPC

No dia 19 de setembro, a partir das 9h e estendendo-se até a tarde, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, Campo Grande vai sediar um dos encontros presenciais do processo eleitoral para os Colegiados Setoriais e o Plenário do CNPC. Os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar as políticas culturais na presença de representantes do MinC.

Para a secretária adjunta da Sectei, Andréa Freire, é de extrema importância que agentes culturais e artistas do MS se informem, se inscrevam e compareçam ao encontro sendo este um momento ápice de participação entre o governo e a sociedade civil.

“Uma nova representação da sociedade civil deve ser eleita, por isso convocamos os artistas, produtores, técnicos e toda comunidade cultural do nosso Estado a se envolver para que tenhamos um conselho cada vez mais fortalecido. O que o MinC faz hoje nos dá o exemplo para executarmos o mesmo em nossa região, da maneira transparente e participativa”, enfatiza Andréa.

“É uma instância máxima de interação do Ministério da Cultura com a sociedade civil, visando a constituição democrática das diretrizes para as políticas culturais em âmbito federal”, completouo secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu.

Os eventos fazem parte de mobilização organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) para atrair os mais diversos segmentos culturais para o pleito, buscando a ampliação do envolvimento da cidadania nos rumos do CNPC.

A atividade de um dia de duração compreende cadastro de participantes eleitores e candidatos, debates e votação para eleger delegados do Mato Grosso do Sul para os Fóruns Nacionais Setoriais. O objetivo é alcançar o maior número de participantes possível.

Em cada encontro os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar as políticas culturais e se inscrever no processo como eleitores (maiores de 16 anos) e/ou candidatos (maiores de 18). Também serão disponibilizados ao público terminais de acesso à plataforma digital na qual são registradas as inscrições.

Para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, a coordenação do CNPC do Ministério da Cultura oferece uma série de canais. A plataforma digital dispõe de Fale Conosco; a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do MinC também atende demandas pelas redes sociais (Facebook e Twitter) e por meio do aplicativo de celular WhatsApp, número (61) 9241-0630, e para atendimento por telefone por (61) 2024-2186.
Saiba mais nos links> http://goo.gl/0QaBo1  e http://goo.gl/gyNhjK

As informações podem ser obtidas também na Assessoria de Projetos da FCMS, em Campo Grande, pelo telefone (67) 3316 9166 ou pelo email fcmsprojetos@gmail.com