Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

SECTEI apresenta o resultado da consulta pública sobre editais de Teatro e Circo a setoriais da Capital e do interior

  • 26 nov 2015
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) reuniu-se na última terça-feira (24) com os setoriais de Teatro e Circo de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Rio Verde, Corumbá e Três Lagoas para apresentar o resultado da consulta pública realizada em setembro que reavaliou os editais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para estas categorias artísticas. O intuito foi garantir a participação da sociedade sul-mato-grossense na revisão dos editais do projeto Circuito Sul-mato-grossense e do Prêmio Rubens Corrêa.

O encontro, que teve a participação do secretário Athayde Nery e da secretária adjunta Andréa Freire, buscou aproximar os artistas sul-mato-grossenses do interior, que têm mais dificuldades de acesso aos agentes políticos da cultura e a informações culturais do Estado.

“Esta reunião consolida um grupo inicial para pensar as políticas das artes cênicas começando com estes editais que são fundamentais para o desenvolvimento do setor”, afirmou a secretária adjunta, Andréa Freire. Os representantes na ocasião puderam tomar conhecimento das alterações dos editais e incrementar ainda novas sugestões que atendesse à realidade da área tanto na Capital quanto no interior.

O secretário Athayde Nery, lembrou ainda que o Sistema Estadual do Cultura, que deve ser aprovado até o início de 2016, exige a presenta dos colegiados setoriais para as decisões das políticas públicas para a cultura. “É muito importante a participação dos colegiados do interior nos conselhos de cultura, pois são eles que irão direcionar o orçamento para cada área. A verba só vai chegar às prefeituras que estejam ligados ao Sistema Estadual de Cultura. Por essa reazão estamos nos esforçando para que todos participem para fortalecer tanto os setoriais de todas as áreas artísticas quanto as políticas públicas que garantirão o acesso à cultura a toda a sociedade sul-mato-grossense. Dessa forma damos transparência aos objetivos traçados pelas políticas públicas de cultura em nosso Estado”, finalizou.

 

IMG-20151125-WA0035