Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Secretário Athayde orienta prefeitos do MS na criação de planos municipais de cultura

  • 10 abr 2015
  • Categorias:Geral

Campo Grande -Na manhã desta sexta-feira (10), durante reunião na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande, o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, orientou os prefeitos e demais representantes do Estado a se organizarem e criarem seus planos e sistemas municipais de cultura, ação que permitirá aos municípios, novas maneiras de buscar recursos federais.

Na ocasião, convidou a todos também para o seminário da economia criativa, que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de maio. “Faremos um seminário da economia criativa para dotarmos todos os municípios até 2016, ou seja, 40% este ano e 100% ano que vem de plano municipal de cultura, turismo e digital, e sistema municipal de cultura, turismo e digital. Esta inclusão institucional é que vai permitir que nós possamos fazer e buscar recursos federais”, disse Athayde.

IMG-20150410-WA0008

Quando foi presidente da Fundac (Fundação de Cultura de Campo Grande), a Capital morena foi uma das primeiras do Brasil a fazer o plano municipal e o sistema. A exigência principal é que o município crie o seu fundo municipal e cultura e que entre também o de turismo e o digital.

“Todos são importantes, necessitam dessa organização, mas enfatizo a cultura porque a partir deste ano, só vai receber recurso federal o município que tiver esse arranjo institucional, por isso tanto os prefeitos quanto os vereadores devem estar sintonizados nisso. Então com o plano municipal e com o sistema que contem o conselho, fórum, gestão cultura e fundo, você está dentro desta organização chamada sistema nacional de cultura”, alertou o secretário.

“Foi aprovada agora pela assembléia o plano estadual e o sistema estadual, em andamento. É isso que precisamos reforçar e trabalhar para que a cultura seja um elemento também para podermos encaminhar recursos”, completou Athatyde. 

Inovação

Ainda este ano, a Secretaria de Governo de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), fará um levantamento das principais atividades culturais e festivas dos municípios de Mato Grosso do Sul como forma de viabilizar e garantir a importância econômica, e cultural de cada um deles.

“O governador Reinaldo Azambuja colocou como missão, esse levantamento e ainda vamos criar em cima disso o festival das cidades. Já estamos elaborando o processo em que todos os municípios conversem entre si e que todos tenham sua relação de talentos e com isso faremos o festival de talentos com seus representantes de cada região”, antecipou Athayde.

No final do discurso, o secretário convidou todos para o Festival América do Sul Pantanal, na cidade de Corumbá, entre os dias 3 e 7 de junho, e de quebra, chamou os prefeitos e representantes a comparecerem na audiência pública em Bonito, na próxima quarta-feira (15), às 19h, no Espaço Madeiral, que tratará sobre o 16° Festival de Inverno de Bonito.

IMG-20150410-WA0009

Alexander Onça – Assessor de Comunicação Sectei