Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Secretário Athayde Nery comanda audiência pública para o FASP 2017

  • 18 ago 2017
  • Categorias:Geral

Na última quarta-feira (16.08.17) foi realizada a primeira ação para a próxima edição do ‘Festival América do Sul Pantanal’. A audiência pública aconteceu na Associação Comercial de Corumbá com lotação máxima, a presença das principais entidades da cidade de Corumbá e de autoridades, como o Secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário do Nascimento Cambará, a presidente do Fórum Estadual de Cultura, Fernanda Teixeira, o Secretário Adjunto de Cultura e Cidadania, Tomaz Ramos Escrivano, da secretária de Educação de Ladário, Sara Regina Santos de Almeida, a diretora e fundadora do Moinho Cultural, Márcia Rolon, do vereador Manoel Rodrigues (PRB), representando o legislativo corumbaense, e de Romilda Neto Pizani, do Conselho Estadual de Cultura.

 

“Fizemos questão de fazer a audiência pública para escutar a sociedade corumbaense. Queremos o total envolvimento da população de Corumbá, assim como aconteceu no festival de Bonito. Nosso lema é a cidadania cultural e acreditamos que é desta maneira que deixaremos uma semente com o festival para nossas crianças e jovens”, afirma o secretário Athayde Nery.

 

A reunião aconteceu entre 18h e 21h e dezenas de pessoas tiveram 3 minutos para expor suas ideias. Foram mais de 60 sugestões e reivindicações para a coordenação do festival, entre elas a realização de várias oficinas, debates e cursos. Entre as atrações sugeridas na audiência pública está o rapper Criolo. “Fizemos um evento no Facebook pedindo o Criolo no festival e já contamos com mais de 2.700 interessados. Achamos muito importante a vinda do Criolo para o festival pela importância de sua obra, a mensagem que traz em suas letras e porque será um incentivo para a cena de rap de Corumbá. Viemos na audiência em busca deste objetivo”, ressaltou Gabriela, uma das responsáveis pelo movimento para a vinda de Criolo para o FASP.

 

No final da audiência pública ficou decidido que a décima quarta edição do FASP vai acontecer entre 26 de novembro e 03 de dezembro de 2017. O festival vai aumentar, com várias atividades acontecendo de domingo (26) a quarta (29), em uma espécie de pré-festival, com atrações voltadas para as escolas de Corumbá, Ladário e as bolivianas Puerto Quijarro e Puerto Soarez, além de atividades em praças públicas e para populações ribeirinhas.

 

Um pedido geral foi para aumentar as atrações artísticas de países da América do Sul e do continente, assim como dar ênfase para atividades que remetam ao mês da Consciência Negra, comemorado em novembro. Outro item lembrado e pedido foi a volta do ‘Concurso Soy Loco Por Ti América’, que envolve as escolas de Corumbá e região.

 

 

Assessoria FASP

 

Foto: Álvaro Herculano