Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Roda de Conversa da Mostra Boca de Cena debate a formação do Colegiado de Teatro de MS

  • 26 mar 2015
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) – Artistas, produtores culturais e representantes de entidades ligadas ao teatro debateram hoje de manhã a formação do Colegiado Setorial Estadual de Teatro, no Circo do Mato Grupo de Artes Cênicas (rua Tonico de Carvalho, 263, bairro Amambaí). A Roda de Conversa integra a Mostra de Teatro Sul-Mato-Grossense Boca de Cena.
O seminário de hoje foi um fórum estadual com o propósito de formação de uma rede de cooperação política e artística na representação da classe teatral sul-mato-grossense.

A mediadora da reunião foi Romilda Neto Pizani, da Rede de Educação Cidadã, que iniciou os trabalhos com a afirmação: “Estamos aqui pelo que acreditamos”. Depois foram formados três grupos que discutiram sobre a criação do regimento interno do colegiado.

Os principais objetivos do colegiado são: fornecer subsídios ao poder público estadual para a definição de políticas, diretrizes e estratégias relacionadas ao setor de teatro; promover o diálogo entre poder público, sociedade civil e agentes culturais para fortalecer a economia da cultura e a circulação de idéias, produtos e serviços; propor estudos que permitam identificação da cadeia produtiva, criativa e mediadora relacionada ao setor; estimular a cooperação entre municípios, Estado e União para avaliação de políticas públicas na área da cultura, principalmente do teatro.

O colegiado deverá contemplar as seguintes áreas relacionadas ao teatro: formação e memória; criação e pesquisa; produção e difusão. As reuniões serão no mínimo mensais, abertas ao público.

Como conclusão dos trabalhos de hoje foi criada uma comissão para finalizar o regimento interno do Colegiado complementando as propostas discutidas. Esta comissão ficou responsável por apresentar, no dia 3 de junho, em Corumbá, durante plenária estadual, a proposta final do regimento para que o documento possa ser concluído e aprovado.

Encerrando a programação do seminário, no dia 27, sexta-feira, a partir das 8h30, acontece a Roda de conversa “O Teatro e o seu público”, no Museu da Imagem e do Som. Nesta ocasião vão se reunir instituições públicas, privadas, ONGs e associações culturais na promoção e democratização do teatro nas escolas, nas ruas, nos parques, nos espaços alternativos, casas de espetáculo e a sua interação com públicos diversos. Participarão representantes das Secretarias de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Educação (SED) e Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (Sedhast); Sebrae e Colegiado Setorial do Teatro. A mediadora será a jornalista e diretora teatral Lu Bigatão.

O Seminário “Teatro, Organização, Espaço e Público” é realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul (Sectei), com organização e produção da Fundação de Cultura de MS e do Coletivo Setorial de Teatro de Campo Grande.

O evento é aberto à participação do público em geral, com entrada franca. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9157, na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.