Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Reformas emergenciais do telhado da Casa do Artesão são concluídas

  • 06 jan 2016
  • Categorias:Geral

 

 

A reforma de parte do teto da Casa do Artesão de Campo Grande, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul foi concluída no início dessa semana, segundo a coordenadora do local, Eliane Torres. O espaço cultural já está recebendo os visitantes pela porta principal do prédio, localizada na Avenida Afonso Pena e centro de Campo Grande. “A porta principal foi liberada agora a tarde pelo Corpo de Bombeiros. Os procedimentos emergenciais foram cumpridos e o pior já passou. Agora a loja já está em condições de receber os seus clientes” , explicou Eliane que lembrou ainda que os meses  de dezembro a fevereiro  são de maior movimento na Casa com um grande fluxo de turistas.” Chegamos a receber de até mil pessoas por dia nesse período”.

01-05-16 casa do artesão - reforma teto - 7085

O telhado, próximo à entrada principal da Casa do Artesão foi danificado com a chuva frequente desde o início do mês de dezembro. Galhos de uma árvore que fica na esquina das Avenidas Calógeras e Afonso Pena caíram sobre o telhado provocando pequenos estragos. Logo após a interdição da entrada, a Energisa realizou uma poda radical na árvore, abaixo da fiação do poste para não oferecer riscos aos visitantes. Posteriormente a SEMADUR irá retirar a árvore do local. Parte do madeiramento e do forro, que haviam sido danificados, foi substituído e também foi enviado um ofício para a Agesul, órgão responsável por outras iniciativas que deverão ser tomadas para a adequação do prédio.

 

01-05-16 casa do artesão - reforma teto - 7096

O prédio onde hoje funciona a Casa do Artesão é de 1918 e a última reforma realizada no local foi em 2002. Hoje a Casa do Artesão conta com 8 mil peças catalogadas à venda. Um projeto apresentado em 2012 ao Ministério da Cultura para a recuperação do espaço deve ser readequado e liberado ainda esse ano.

 

01-05-16 casa do artesão - reforma teto - 7094

Texto Gisele Colombo

Fotos Daniel Reino