Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Ramona Rodrigues traz a poética de Manoel da Barros em oficina do 12º FASP

  • 17 ago 2015
  • Categorias:Geral

A poética de Manoel da Barros vai estar presente no 12º Festival América do Sul Pantanal (FASP) com a oficina da arte educadora Ramona Rodriguez. Há 15 anos, ela pesquisa a obra do autor sul-mato-grossense e anualmente a artista comemora a obra do poeta em seu atelier e com sua Cia. das Artes. Em 2015 esta comemoração acontece no FASP em Corumbá, de 20 a 22 de agosto.

O curso será ministrado a professores e arte-educadores no Moinho Cultural Sul-Americano, às 9h e às 14h. Com atividades lúdicas de relacionamento social, incentivo à leitura e à escrita, Ramona aproxima os participantes das obras de Manoel de Barros para que estes aprendam novas ferramentas que despertem o prazer pela leitura crítica em crianças, adolescentes e adultos.

“Na oficina vou falar sobre a obra do poeta e desenvolver junto ao grupo peças poéticas a partir de materiais em desuso colhidos na cidade durante o festival. No último dia do faremos um varal de poesias com 97 peças em algodão crú e peças criadas durante a oficina”, explicou a arte-educadora.

Ramona Rodrigues é uma das mais reconhecidas profissionais de teatro de Mato Grosso do Sul. Atuando há mais de 25 anos, Ramona fundou e participou de diversas companhias teatrais, trabalhando em escolas e instituições de fomento a cultura e as artes em geral. Desempenhando seu papel de arte-educadora, a atriz e diretora usa sua experiência para educar através da arte em suas oficinas.

Estarão disponíveis 30 vagas. As inscrições deverão ser feitas na Biblioteca Municipal de Corumbá, localizada na Rua Dom Aquino, ao lado da Igreja Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.

Atualmente em seu ateliê, Ramona Rodrigues elabora e produz ferramentas pedagógicas para arte educadores, projetos e ações culturais. Mais informações sobre a artista podem ser encontradas no endereço eletrônico www.atelieramonarodrigues.blogspot.com.br.