Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Projeto incentiva a preservação da cultura e memória Terena

Campo Grande (MS) – Preservação e difusão da memória Terena é um projeto realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Arquivo Público Estadual em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campus de Aquidauana) e Prefeitura Municipal de Aquidauana, com o intuito de fortalecer a valorização da etnia Terena, sua mitologia, suas danças, seus artesanatos, sua cerâmica e seu território, referendado na agricultura.

Diante da representatividade desta etnia para a história e cultura de Mato Grosso do Sul e em comemoração ao aniversário de 129 anos do município de Aquidauana, celebrado no dia 15 de agosto, será realizada a Roda de Conversa sobre mitologia e origem da palavra Terena.

A iniciativa, que contou com as participações de Fausi Suleiman, ex-prefeito de Aquidauana; professora Dr. Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, representando o campus da UFMS de Aquidauana; professor Dr. Wanderley Dias Cardoso, da etnia Terena, mestre Aparecida de Souza dos Santos, mediadora da conversa e professora Dr. Elisangela Castedo Maria do Nascimento, da APE (Arquivo Público Estadual) já foi gravada e será exibida virtualmente no canal Youtube/fundacaodeculturamsoficial.

O povo indígena Terena lutou bravamente na defesa das terras do Estado de Mato Grosso do Sul na Guerra do Paraguai, portanto faz parte da história que deve ser salvaguardada.

A segunda maior etnia do Estado é a Terena e dos 5 mil indígenas existente na Capital, cerca de 2.500 são terenas. Consequentemente, não podemos ignorar a importância desses indígenas para a cultura do Estado. O projeto vem para fortalecer a etnia Terena e também contribuir através de estudos e rodas de conversa, a divulgação e valorização e empoderamento dos indígenas, aumentando a visibilidade da história do povo Terena e sua contribuição com a cultura do Estado”, explica a professora Dr. Elisangela Castedo Maria do Nascimento, organizadora da iniciativa.

Informações: 3316-9167 /Whats: 981373405

Texto: Elci Holsback