Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Pedal Cultura anima os participantes da 14ª Semana dos Museus da FCMS

  • 16 maio 2016
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) – A 14ª Semana de Museus começou movimentada na Morada dos Baís, ontem (15), com as ações promovidas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).  A ação “Pedal Cultural” deu início às atividades da semana, que reuniu autoridades, esportistas, professores e um público amante da cultura e da ciência.

O grupo de ciclistas “Pedal Coruja”, formado há 1 ano por professores, marcou presença no evento com uma turma muito animada com a iniciativa. “Este evento tem que acontecer todo mês aqui na Capital. Não existe nada melhor do que unir a cultura e a educação para confraternizar em momentos como esse”, afirmou o professor Gilvano Bronzoni.  Para a professora Edycleia Echeverrias, este é um ótimo programa para a família. “Meus filhos só vieram participar porque iria acontecer uma programação cultural. Este é um ótimo projeto”, afirmou. O passeio apresentou aos participantes patrimônios de Campo Grande, como o Colégio Oswaldo Cruz, o Mercado Municipal, o Complexo Ferroviário, o Relógio da Avenida Afonso Pena, a Casa do Artesão,a Igreja Santo Antônio, entre outros.

Com o tema “Museus e Paisagens Culturais, o evento também contou com a participação da Casa da Ciência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Clube de Astronomia Carl Sagan e do Museu da História da Medicina de MS. “Estamos muito satisfeitos por termos colocado em evidência as paisagens cósmica, sonora e do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul”, afirmou o gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Caciano Lima. O Secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, destacou na ocasião a importância da recuperação da história de Mato Grosso do Sul. “Sempre lutamos para manter o trilho da estação ferroviária aqui na Morada dos Baís. Conseguimos seu tombamento, mas infelizmente, hoje ele não está mais aqui. Com iniciativas como a 14ª Semana dos Museus, estamos consolidando nossa memória e a história de Mato Grosso do Sul”, destacou.

Para vice-governadora, Rose Modesto, deve ser feito um resgate dos projetos que ficaram para trás. “Como historiadora, sou apaixonada pela cultura e ela não existe sem a educação. Iremos continuar a luta dea cultura em nosso Estado, contando com parcerias como essas com o SESC – MS, pois só assim conseguimos evoluir. Ver profissionais aqui é a prova que vamos continuar avançando, pois somos um povo que ama o lugar em que vivemos”, finalizou.

A paisagem sonora foi evidenciada pelo Concerto Eletroacústico do Profº. Dr. Luis Felipe Oliveira e a paisagem cósmica foi representada pela exposição “Paisagens Cósmicas” da Prof.ª Drª. Isabela Porto Cavalcante.

Organizada pelo Sistema Estadual de Museus, a 14ª Semana Nacional de Museus envolve o Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho e instituições culturais parceiras: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, Museu de Arte Contemporânea (Marco), Museu das Culturas Dom Bosco, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É realizada com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Secretaria  Estadual de Educação em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e o  SESC (Serviço Social do Comércio).

Durante a semana além dos museus da Capital também terão uma programação especial os museus das cidades do interior. A programação está no link http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/. O MIS (Museu da Imagem e do Som) terá uma programação especial  de filmes de 16 a 19 de maio sempre às 19h  com a temática pantaneira com debate após as sessões. Ainda no MIS, no dia 19/05 (quinta-feira) haverá a palestra “Expressões Identitárias” com a Profª Drª Icléia Albuquerque de Vargas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nesta semana, dezoito escolas da rede estadual de ensino terão visitas mediadas com a cedência de ônibus por parte da Secretaria de Educação, onde os alunos terão a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre museologia. 

O Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de Maio, foi definido pelo ICOM – The International Council of Museums, organismo da Unesco. No Brasil a data é rememorada desde 1977. Atualmente a Semana Nacional de Museus celebra a data e sua 14ª edição reúne 1.236 instituições culturais, realizando mais de 3.700 atividades por todo Brasil.