Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Paulo Simões e Gabriel Sater apresentam show “Violas Pantaneiras” em Cuiabá

  • 07 dez 2016
  • Categorias:Geral

Todo o encanto e originalidade da cultura pantaneira em versos, trovas e no dedilhar das violas de dois renomados artistas nacionais. O talento e originalidade dos artistas João Ormond e Paulo Simões embalam a terceira edição do show “Violas Pantaneiras”, evento que acontece no próximo dia 7 de dezembro, véspera de feriado, em Cuiabá. A consagrada parceria entre dois dos mais prestigiados violeiros do Brasil traz também ao palco a participação especial do violonista, cantor e ator Gabriel Sater.

Verdadeiro tributo às riquezas do Pantanal, o show será realizado no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a partir das 20h30. “Trata-se de uma parceria consolidada entre João Ormond e Paulo Simões, fruto de um projeto único. O Violas Pantaneiras é, acima de tudo, uma grande homenagem à unicidade cultural mato-grossense, preservada por sólidas raízes pantaneiras”, grifa o produtor cultural Enio Castilho.

Simões, Ormond e Gabriel Sater apresentarão aos fãs da cultura pantaneira toda a tradição, releituras e a pluralidade dos ritmos fronteiriços polca, chamamé, guarânia, rasqueado, modas e rancheiras. No centro dos holofotes, a bela viola caipira, redescoberta e cada vez mais valorizada por novas gerações, ao lado da viola-de-cocho, instrumento rústico genuinamente pantaneiro. No imperdível repertório selecionado pelo trio de artistas, clássicos como Chalana e Merceditas, acompanhados de trabalhos autorais.

A ode à cultura regional também contará com uma pitada de humor. A abertura da noite será com o artista mato-grossense J. Astrevo, que interpreta o personagem Lau, da popular dupla Nico & Lau. Garantia de risadas e descontração.

Para ficar registrado: Paulo Simões – Original e marcante são características da música e da trajetória do carioca mais pantaneiro do Brasil, campo-grandense de coração. Parceiro de longa data de artistas regionais como os irmãos Espíndola, Geraldo Roca e Almir Sater, Paulo Simões sagrou-se no universo artístico com canções icônicas como “Trem do Pantanal” e “Comitiva Esperança”. A qualidade artística e originalidade acompanham a simplicidade e simpatia desse grandioso talento brasileiro, indicado ao Grammy Latino este ano juntamente com Almir Sater e Renato Teixeira, parceiros na criação da bela canção “D de Destino”.

João Ormond é apontado pela crítica especializada como um dos novos expoentes da música regional brasileira. O violeiro mato-grossense é compositor, pesquisador e historiador formado pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Com um ponteado ímpar e harmônico, ele mostra a mistura da música cabocla com a música popular brasileira, destacando a viola como instrumento polivalente e universal, tocando modas e toadas, chamamés e guarânias, ritmos da fronteira mato-grossense.

Gabriel Sater, filho de Almir Sater, herdou do pai a musicalidade, talento e o amor ao nativo, é a nova geração de uma família recheada de artistas. Aos 34 anos, consolida o brilho próprio como violonista, compositor e também ator. A biografia musical, iniciada com as aulas de violão aos 14 anos, reúne conquistas como o Prêmio Magnífico de Destaque na Música Regional Brasileira, promovido pela classe jornalística de São Paulo.

SERVIÇO

Show Violas Pantaneiras, por João Ormond e Paulo Simões

Participações especiais: Gabriel Sater e J. Astrevo (da dupla Nico e Lau)

Data: 7 de dezembro

Horário: 20h30

Local: Teatro Zulmira Canavarros, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Centro Político Administrativo)

Ingressos: R$ 40 (preço promocional)

Produção cultural: Enio Castilho

Produção executiva: Ana Lucia Ormond

Mais informações: (65) 98106 8255 / (65) 99966 4519