Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Omstrab é uma das atrações do 17° Festival de Inverno de Bonito

  • 28 jun 2016
  • Categorias:Geral

O grupo Omstrab (SP) apresenta no Festival de Inverno de Bonito a sua versão sobre uma São Paulo decifrada sob o filtro da dança. O resultado é o espetáculo “Cidade”. Um novo olhar sobre a Paulicéia Desvairada. A proposta do Omstrab é uma redescoberta da capital paulista viva e pulsante e estabelecer um diálogo direto, corporal e auditivo por meio de elementos sonoros e movimentos que acabam se perdendo na urgência do dia-a-dia.

“Cidade” foi indicado como Melhor Espetáculo de Dança 2012 pela Prêmio Bravo! Dirigido por Fernando Lee, o espetáculo traz um mapeamento de São Paulo com suas regiões, seus sons, seus gestos e, principalmente, suas pessoas, as diferentes influências formadoras do mosaico cultural que a capital é hoje.

O criador do Omstrab, Fernando Lee, disse que o espetáculo é um projeto enviado por edital para a Secretaria de Cultura de São Paulo em 2011 e que teve a sonoridade, a ocupação do espaço público, a relação urbana de qualquer cidade. Ele apresenta algumas características universais, cenas com xícaras de café, a travessia de uma faixa de pedestres, pessoas segurando placas com nomes, que é uma situação de grandes aeroportos de grandes cidades e de rodoviárias de cidades pequenas. A ideia é trabalhar no espaço público”, afirma Fernando Lee, que já esteve no FIB como artista convidado em 2014.

A produtora do grupo, Sandra Niyazha, explica que Omstrab significa “homens trabalhando”. Esta nomenclatura surgiu a partir do primeiro espetáculo do grupo, que retratava homens com roupas de trabalhadores da construção civil fazendo sapateado com chinelos havaianas. Para o FIB, o grupo leva três músicos para tocar ao vivo, dois no saxofone e um na percussão. “‘Cidade’ reflete muito sobre grandes cidades do mundo. Queremos abrir esse olhar para o mundo urbano que nos engole”, ressalta Sandra.

O Omstrab já realizou onze produções e tem sede em São Paulo. O grupo conta com a participação de mais de uma centena de profissionais das mais diversas áreas do universo cultural paulista. O Omstrab desenvolve um trabalho de pesquisa seguindo um conceito de integração de linguagens – dança contemporâneasegunda etapa com a circulação em 2013 e 2014. Atualmente “Cidade” faz parte do repertório do grupo, que já possui 20 anos de atividade. “O projeto trabalha a
, música ao vivo e teatro -, dedicando-se à criação de um musical brasileiro contemporâneo.
O grupo se apresenta na sexta (29),às 18h na Praça da Liberdade.

omstrab_2

Mais informações: www.festivaldeinvernodebonito.com.br

ASSESSORIA FIB
Karina Lima