Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

O teatro para bebês é encontro, tempo presente, troca e verdade

  • 19 abr 2016
  • Categorias:Geral

“A criação teatral para bebês tem como indicador criativo o amor, a sinceridade, a autenticidade e a emoção”. Assim explicou o diretor espanhol Carlos Laredo, que ministrou ontem (18), a oficina “A poética no jardim da primeira infância”, no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), na programação da Boca de Cena – Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo.

Para ele, a infância sofre preconceito porque não é detentora do uso da palavra. Entretanto, as crianças têm a capacidade de olhar a dramaturgia em sua face presente, sempre como se fosse pela primeira vez e estão sempre buscando o inesperado. “E esse é um grande desafio para o ator que tem que trabalhar com um infinito de possibilidades”, destacou.

O trabalho da companhia teatral La Casa Incierta tem como prisma a perspectiva da memória genética que cada criança traz ao nascer. Os bebês são portadores de toda a memória da humanidade, não é um papel em branco. Os atores, para conseguir alcançar esse público especial, têm falar com os sentidos e trabalhar o mistério em suas criações. “Trabalhar com bebês é ter o entendimento do encontro, do tempo presente, da troca e da verdade”, finalizou Laredo. A oficina contou com a presença de dramaturgos, diretores teatrais, professores e arte-educadores.

La Casa Incierta é uma companhia pioneira na criação de teatro para bebês no Brasil e na Espanha. Fundada pela atriz brasiliense Clarice Cardell e pelo diretor espanhol Carlos Laredo, produz atividades criativas para crianças e adultos. Com o objetivo de agregar a primeira infância à sociedade, o trabalho da companhia engloba atividades de sensibilização dos educadores e/ou pais antes da realização das apresentações.

Há oito anos, a Cia. La Casa Incierta produz, com a colaboração da prefeitura de Madrid, Rompiendo el Cascarón, o mais importante ciclo de teatro para bebês da Espanha. Nos últimos dez anos realizou mais de 2.500 apresentações em países como Brasil, Espanha, França, Bélgica, Itália, Portugal, Martinica, Rússia, Israel, Holanda e Alemanha e, em 2015, trouxe a Brasília o II FESTIVAL PRIMEIRO OLHAR DF – Festival Internacional de Teatro para a Primeira Infância, integrado à programação do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro.

Amanhã (20), La Casa Incierta apresenta o espetáculo “Geometria dos Sonhos”  para crianças de 0 a 3 anos, no Marco (Museu de Arte Comtemporânea). A peça terá  três sessões gratuitas.  A primeira acontece às 10h exclusiva para professores e arte-educadores, já a segunda às 15h exclusiva para atores, diretores de teatro e participantes do III Seminário Estadual de Teatro e a última será para o público em geral especialmente para crianças de 0 a 3 anos acompanhada de um adulto (os ingressos devem ser retirados no Ventro Cultural José Octávio Guizzo, entre as 9h às 12h.

A Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo – Boca de Cena acontece de 18 a 23 de abril e é uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e Governo do Estado de MS. Organização e produção; Colegiado Setorial de Teatro de Campo Grande, Colegiado Setorial de Arte Circenses de Campo Grande e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.