Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Nota de Pesar – Isaac de Oliveira

Os servidores da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul se solidarizam aos familiares e admiradores da obra do artista visual Isaac de Oliveira, falecido nesta segunda-feira (23) em Campo Grande após longa batalha conta o câncer.

Nascido em 1953 em Itajuípe, distrito de Ilhéus, na Bahia, o publicitário, desenhista e pintor José Isaac de Oliveira cursou Belas Artes na Escola de Campinas. Em 1972 passou a viver e trabalhar em São Paulo. Mas é em Campo Grande, a partir de 1978, que sua carreira como artista visual ganha nova fundação e inspirações marcantes.

Indígenas, a fauna e claro, a florada dos ipês representam este mergulho artístico na cultura sul-mato-grossense e como – e quanto – ela o influenciou. O movimento, as cores e o impacto de suas obras ajudaram na formação de um rico e diverso acervo que expõem as belezas de nosso Estado por meio das telas. Algumas, inclusive, já incorporadas ao acervo permanente do Museu de Arte Contemporânea e abertas à visitação.

Sua enorme importância para a arte sul-mato-grossense também foi a razão de nossa homenagem no 20º Festival Inverno de Bonito. Uma forma de agradecimento por seu legado à nossa cultura.