Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

MIS realiza com a Aliança Francesa a Mostra Francofonia de Cinema

Campo Grande (MS) – No mês da Francofonia, o Museu da Imagem e do Som (MIS) promove com a Aliança Francesa a Mostra Francofonia de Cinema. As exibições acontecem de 26 a 28 de março, segunda a quarta-feira, sempre às 17 horas.

Francofonia é um termo que designa as comunidades de falantes da língua francesa espalhadas ao redor do mundo. Para a gestora da Aliança Francesa em Campo Grande, Marcia Saddi, festejar a francofonia significa “lembrar a importância histórica do francês na ciência, nas artes, e também as expressões culturais de países francófonos, como Bélgica, Canada e Marrocos, para citar alguns exemplos”. 

Confira abaixo a programação e sinopse dos filmes:

Dia 26, segunda-feira: 

“Aïssa”,de Clément Tréhin-Lalanne (2014) – 8 min – França/Congo. Aïssa é congolesa. Está em situação irregular no território francês. Diz ter menos de dezoito anos, mas as autoridades acham que é maior de idade. Para definir se ela é passível de expulsão, um médico a examina.

“Barbara”, de Mathieu Amalric (2017) – 1h37 – França. As filmagens do novo filme protagonizado por Brigitte (Jeanne Balibar) estão prestes a começar. Na produção, ela será Barbara, uma das divas musicais da França nos anos 1960, e, para conseguir interpretar fielmente este ícone de uma época, ela estuda o caráter, os gestos e até mesmo a voz da artista. O diretor Yves (Mathieu Amalric) está igualmente dedicado ao projeto. Mas sua inspiração é Barbara ou a atriz que a interpreta?

Dia 27, terça-feira:

“Wallay”, de Berni Goldblat (2016) – 1h24 – Burkina Faso. Um garoto de 13 anos é mandado de sua casa, na França, para viver com uma família rural em Burkina Faso.

Dia 28, quarta-feira:

“Le Dernier des Céfrans”, de Pierre-Emmanuel Urcun (2015) – 30 min – França. Rémi tem dificuldades em viver e quer mudar. Está decidido. Vai-se alistar no exército. O problema é que ele tem medo de partilhar a sua decisão com os seus quatro melhores amigos: Boom, Nasser, Redouane e Moussa.

“Maman(s)”, de Maïmouna Doucouré (2015) – 20min  – França/Sénégal. Aida, uma menina de oito anos, sua mãe e seu irmão vivem em um apartamento no subúrbio de Paris e estão entusiasmados com os preparativos para o retorno do patriarca que estava em sua terra natal no Senegal. A felicidade inicial dá lugar rapidamente a uma angústia: sem maiores explicações, o pai volta ao lar acompanhado de uma segunda esposa e um bebê. Aida precisa ceder seu quarto para esta nova habitante e tudo ao seu redor parece desmoronar. A Aida não cabe qualquer pergunta ou esclarecimento e acompanhamos suas descobertas sobre aquela nova estrutura familiar e sobre si mesma.

Serviço: A Mostra Francofonia de Cinema tem apoio da Fundação de Cultura de MS, do Instituto Francês e da Cinemateca da Embaixada da França. A realização é do MIS e Aliança Francesa de Campo Grande. As sessões acontecem de 26 a 28 de março, às 17 horas, com entrada franca.

Outras informações podem ser obtidas no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro ou pelo telefone (67) 3316-9178.