Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Mara Caseiro prestigia lançamento do Catálogo de Artefatos de Cerâmicas Arqueológicas financiado pelo FIC-MS

  • 19 jun 2019
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) – Na tarde de ontem (18), a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, esteve presente no lançamento do Catálogo de Artefatos de Cerâmicas Arqueológicas produzido pela professora Emília Mariko Kashimoto e Gilson Rodolfo Martins, ambos especialistas em Arqueologia de Mato Grosso do Sul e integrantes da equipe do Museu de Arqueologia da UFMS  (MuArq). A publicação teve o financiamento do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS).O evento aconteceu às 15h, no Museu de Arqueologia da UFMS, localizado no Memorial da Cidadania e Cultura Apolônio de Carvalho, em Campo Grande.

“É muito importante que o Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), dê apoio iniciativas que se dediquem a revelar à sociedade a história de nosso Estado para que conheçam nosso patrimônio cultural”, destacou na ocasião. Estavam presentes também na ocasião o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Turine e o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Walmir Batista Corrêa.

Mato Grosso do Sul possui 208 sítios arqueológicos ceramistas, que são pesquisados pela equipe do Museu de Arqueologia de Mato Grosso do Sul. No Catálogo de Artefatos de Cerâmicas Arqueológicas são apresentadas 525 peças cerâmicas dentre as mais de 57.000 peças guardadas no MuArq, resultado de três décadas de estudos de seus arqueólogos até o presente estágio das pesquisas. Esses são os principais indicadores que ilustram os diversos contextos culturais dos povos indígenas ceramistas pré-coloniais, objeto de amostragem no catálogo.

Foto: Ricardo Gomes.