Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Mãe Cacilda será uma das homenageadas do FASP 2019

Campo Grande (MS) – A mãe de santo de Corumbá, Cacilda Gonçalves de Paula será uma das homenageadas no 15° Festival América do Sul Pantanal (FASP 2019). Reconhecida em todo o Brasil por seu poder curandeiro, Cacilda (falecida em 2000) é tema de diversos trabalhos acadêmicos sobre fé, diversidade e turismo religioso. Além disso, ela é sempre lembrada nos sambas-enredos do Carnaval corumbaense.

Diante desse reconhecimento e devido à seu legado de curas e milagres, os realizadores do festival (Governo do Estado, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Corumbá) decidiram prestar homenagem merecida à Mãe Cacilda (in memoriam).

“Os feitos dessa mulher incrível que foi Mãe Cacilda já são reconhecidos por todos os fiéis da religião afrodescendente e nós, a pedido da Câmara Municipal de Corumbá, decidimos que chegou a hora dela ser não somente reconhecida, mas homenageada pelo Governo do Estado por sua história de caridade, fé, amor ao próximo e grandes milagres”, afirmou a diretora-presidente da FCMS, Mara Caseiro.

Nascida em 15 de novembro de 1936, em Cuiabá, – na época capital de Mato Grosso, Cacilda conheceu a umbanda aos 15 anos, contra a vontade da família, e se tornou praticante assídua, casando-se com o pai de santo, Ronaldo Barbosa com quem teve 12 filhos.

Em 1964, a fama começou a se espalhar com a primeira cura: fez um menino de 12 anos do interior de São Paulo, paralítico, “largar as muletas e começar a andar”. Depois desse feito, incorporando a entidade ‘Pai João’, ela passou a receber multidão de pessoas de todo o Brasil e de países vizinhos como Bolívia e Paraguai.

FASP 2019

Realizado pelo Governo do Estado, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Corumbá, o 15º Festival América do Sul Pantanal acontece de 14 a 17 de novembro em Courmbá – MS. O evento tem como parceiros: Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Energisa, Vale, Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesc (Serviço Social do Comércio), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), IPHAN, MS Gás e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Texto: Tavane Ferraresi Bacelar