Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Homenageando movimentos sociais, Cineclube Guarani estreia no Museu da Imagem e do Som

  • 19 abr 2016
  • Categorias:Cinema

Campo Grande (MS) – Homenageando os movimentos populares e a causa indígena, o Cineclube Guarani estreia nesta quarta (20 de abril), às 19 horas, exibindo “O Ódio”, do diretor Mathieu Kassovitz, no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A proposta é levar sessões gratuitas de filmes e debates aos espaços onde o cinema não costuma chegar.

O nome do projeto é uma homenagem do grupo ao Povo Guarani. Formado por ativistas de movimentos sociais campo-grandenses, o novo coletivo tem por objetivo descentralizar o acesso à arte e à informação e alcançar os mais diversos públicos do município: comunidades quilombolas, aldeias urbanas, moradores de bairros periféricos.

Para alcançar o ideal o grupo vem planejando ações com o intuito de arrecadar fundos para aquisição de seus próprios equipamentos: projetor, caixa de som e telão. Os cineclubistas levarão na ocasião bilhetes de rifas (que custam 2,50) do prêmio “Coleção de Filmes de Almodóvar”.

A exibição de estreia no MIS é uma excelente oportunidade para aqueles que tiverem interesse em colaborar com a causa. Logo após o filme será realizado um debate conduzido por Paulo Augusto Fernandes, acadêmico do Curso Ciências Sociais (UFMS).

Confira a sinopse

Em “O Ódio” (França/1995), o judeu Vinz (Vincent Cassel), o árabe Saïd (Saïd Taghmaoui) e o pugilista Hubert (Hubert Koundé) vivem no subúrbio de Paris e encaram diariamente a discriminação e os abusos da polícia. Durante mais um dos corriqueiros confrontos com as forças da lei, Vinz encontra uma arma e jura assassinar um policial caso seu amigo Abdel (Abdel Ahmed Ghili), espancado em interrogatório, morra em decorrência dos ferimentos.

Serviço: A sessão será gratuita e aberta à comunidade geral. A classificação indicativa do filme é 16 anos. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro.

Contatos para a Imprensa:

Carolina Sartomen: 9244-4213

Patrik Adam 9130-3049

Marcos Roney: 9224-5882​