Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Governo premia estudantes vencedores de concurso em homenagem a Manoel de Barros

Campo Grande (MS) – Estudantes vencedores do Concurso de Desenho Verbal da Imagem, homenagem criada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul a Manoel de Barros no centenário de seu nascimento, receberam das mãos do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, os prêmios e o reconhecimento do trabalho.

Cursando o primeiro ano do Curso Técnico de Agropecuária na Escola Estadual Professor José Pereira Lins, em Dourados, o estudante Waysllan Celestrino Machado Coth foi selecionado pelos jurados como o autor do melhor desenho. “A professora disse para ler as poesias de Manoel de Barros e a partir dessa leitura desenvolver o que eu penso e entendo. Então meu desenho foi a partir da minha imaginação, da mesma maneira que o poeta criava”, explica.

“Desde pequeno eu desenho, então para mim foi um prazer participar do concurso, competindo com algo que gosto, e ainda mais com a poesia de um talento da nossa terra”, apresentou sua “fórmula” o segundo colocado no concurso, Leonardo Duarte da Silva, aluno do segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Nova Itamarati, do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã.

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

Os vencedores receberam tablets e a viagem a Campo Grande, onde participaram da premiação. Os desenhos vencedores serão expostos no Museu de Arte Contemporânea (Marco) em data ainda a definir. Também serão digitalizados e divulgados em sites governamentais.

A solenidade contou com a apresentação do Coral da Escola Especial Colibri, cujos alunos executaram as canções “Bernardo” e “Sombra Boa”, do álbum Crianceiras, de Marcio Di Camillo, que musicalizou as poesias de Manoel de Barros.

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

Na ocasião o secretário Athayde Nery também apresentou à Reinaldo Azambuja as fotos com o esboço da estátua do poeta, projeto do Governo do Estado executado pelo artista plástico Ique, que será instalado em Campo Grande em homenagem a um dos ícones da nossa cultura.

“Manoel de Barros é um artista da nossa terra. Temos a responsabilidade de homenageá-lo e de manter viva a sua obra e imagem. Por isso realizamos este concurso e também criamos este projeto da estátua, que ficará pronta em breve e será um ponto cultural da cidade”, avaliou o secretário Athayde Nery.

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

A premiação – Concurso de Desenho Verbal da Imagem, homenagem criada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul a Manoel de Barros no centenário de seu nascimento, contou com quarenta e sete participantes. Foram contabilizados os pontos de todos os inscritos e elencados os três desenhos com maior pontuação atribuída pelos avaliadores.

Os avaliadores do concurso foram Maysa Andrade Leite de Barros, coordenadora do Marco; Pamela Aparecida Savala, representante da Associação Sul –Mato-Grossense de Arte Educadores; Flavia Cavalcanti Gonçalves, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Teresa Cristina Pinheiro Graça e Elvys Ferreira da Silva, ambos representantes da Secretaria de Estado de Educação; Sergio Bonilha e Constança Maria Lima de Almeidas Lucas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Confira a relação de premiados:

1.Escola Estadual Professor José Pereira Lins – Dourados – MS

Aluno: Waysllan Celestrino Machado Coth – 1º ano do ensino médio

Professora orientadora: Cristiane Cândia de Oliveira

2.Escola Estadual Nova Itamarati – Assentamento Itamarati – Ponta Porã – MS

Aluno: Leonardo Duarte da Silva – 2º ano do ensino médio

Professora orientadora: Keilly Camargo Feitoza

3.Escola Estadual Eldorado – Eldorado – MS

Aluno: Carolini Duarte Silva – 1º ano do ensino médio

Professora orientadora: Maria José de Oliveira Pereira

Foto: Daniel Reino

Foto: Daniel Reino

Marcio Breda e Alexander Onça