Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Folia na avenida faz alegria da criançada e leva pais para “viagem no tempo”

Campo Grande (MS) – Tem uma alegria que conta com o mais “alto grau” de genuinidade: o corre corre das crianças. Supondo ser possível criar uma escala de curtição de Carnaval, percebe-se de cara um cenário que revela quem está a trabalho, quem está se divertindo e quem está foliando de verdade. E a molecada aproveita pra valer. Neste domingo de festa (23 de fevereiro) a Fernando Correa da Costa, palco do Morena Folia, da Capital, era de todos, mas principalmente dos pequenos.

A matinê começou as quatro de uma tarde amena e ao embalo das tradicionais canções do Carnaval brasileiro. E a volta a um tradicional espaço de alegria, a avenida, proporciona uma sensação de liberdade que é a cara da folia de Momo. Trenzinhos, confetes, espuma e o “pipocar”. Sem fugir do clichê, a rua é o palco da da festa mais democrática do mundo.

O ritmo da festa vai mudando conforme o sol vai se pondo, das marchinhas ao axé, em uma viagem ao tempo que faz os mais velhos relembrarem cada qual sua época de matinês. E nesse passeio ao passado os pais cantam junto, a criançada dança, pula e corre e os adolescentes… bem, eles buscam no Google referências sobre o É o Tchan.

Foto: Marcio Breda

Com a filha nas costas em frente ao palco, Carlos Alberto Andrade ajeitou a pequena Larissa da mesma forma que muitos pais encontraram quando a “pilha” dos pequenos começou a fraquejar. Uma prorrogação da folia que já estava mudando de cara e de ritmo, mas ainda assim fazendo a alegria de todas as gerações.

“Eu fiquei com um pouco de receio antes de chegar. Mas vi que estava bem tranquilo e fomos ficando. Ela curtiu bastante. Para as crianças é uma festa bem legal. Acho também que vai ser pros mais velhos. Se pudesse ficaria mais. Mas ela tem que descansar agora”, explica o pai.

E a festa promete mesmo. Manu & Rafael, Henrique & Diego e banda Fascínio levarão ao público repertório para todos os gostos. Vale lembrar que o Morena Folia conta com estrutura completa: sanitários, bancas de bebidas e alimentos, segurança e apoio de instituições, como Conselho Tutelar, Cruz Vermelha e Corpo de Bombeiros.

Foto: Marcio Breda

Apoio da Festa – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul dá suporte aos eventos do Carnaval de Campo Grande em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. E a programação, repleta de atrações, pode ser conferida nesta página: http://carnaval.campogrande.ms.gov.br.

Além da Capital, a festa que reúne as tradições e toda diversidade cultural de nosso Estado recebeu atenção especial do Governo do Estado, que celebrou parcerias com outros doze municípios, garantindo diversidade de atrações para todos os gostos e idades.

O apoio atende as maiores festividades – Campo Grande e Corumbá, garantindo os desfiles e os blocos, além de folias tradicionais como as realizadas nos municípios de Aquidauana, Rochedo, Corguinho, Nioaque, Ivinhema, Jardim, Porto Murtinho, Três Lagoas e Jaraguari.

Os contratos firmados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apoiam os eventos por meio de recursos financeiros, apoio estrutural ou cac de acordo com a necessidade de cada evento.

Confira a cobertura do Carnaval no nosso site: hom.fundacaodecultura.ms.gov.br

Foto: Marcio Breda