Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Filme patrocinado pelo FIC será exibido no Cinépolis nesta quarta

  • 28 ago 2019
  • Categorias:Cinema

Campo Grande (MS) – O longa-metragem “Lendas Pantaneiras”, que teve sua produção realizada com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, vai ser exibido nesta quarta-feira, 28 de agosto, às 14 horas, no Cinépolis, do Shopping Norte Sul Plaza.

Participam desta sessão alunos de uma escola da Capital, conforme o projeto “Escola e Cinema”, dos produtores do filme, Tania Sozza e Fábio Flecha. Mas a sessão também é aberta ao público e os ingressos estão sendo vendidos por R$ 20,00 (vinte reais).

A ideia, segundo os produtores do filme, é trazer, no futuro, estudantes de escolas públicas de Campo Grande, a custo zero, proporcionando o acesso ao cinema a crianças e adolescentes que normalmente não o frequentam. “O filme fala sobre folclore, mitos e lendas da nossa região. Esses assuntos geralmente são abordados em matérias no sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto é abordar de maneira diferente o tema, na área das Ciências Sociais, mostrar a nossa mitologia local, em que a gente projeta nossos anseios e angústias. Alunos e professores têm muito a debater sobre o assunto”, diz Flecha.

“Lendas Pantaneiras” é uma coletânea de contos do folclore do Pantanal sul-mato-grossense, apresentadas por dois bem humorados contadores de causos: Valdevino (Thiago Moura) e Zé Gomes (Isac Zampieri). Fala de onça, saci, curupira e de um homem que fez acordo com o “Coisa ruim”  para aprender a tocar viola. Uma viagem ao imaginário popular pantaneiro.

É resultado de um trabalho que teve inicio em 2012 com a produção independente do curta premiado “Espera”. A receptividade do público ao tema do folclore e mitos, e o sucesso no youtube ( mais de 100 mil visualizações ), fez os produtores buscarem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através de edital  do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Fundação de Cultura de MS.

Mais de 60 profissionais, entre técnicos e artistas, estiveram envolvidos diretamente na produção e outros 100 de forma indireta. Todos de Mato Grosso do Sul. O filme foi lançado em outubro de 2015, foi exibido no Festival América do Sul Pantanal em 2018 e também na televisão a cabo, no canal Cine Brasil TV, durante dois anos.

No elenco estão os atores Thiago Moura, Isac Zampieri, Leandro Marques, Espedito Di Montebranco, Bruno Moser, Renata Macedo, Priscila Godoy, Jurema de Castro, Anderson Black, Yan Braga, Philipe Faria, entre outros nomes de grande talento de Mato Grosso do Sul. O longa conta também com a participação especial dos músicos Marcelo Loureiro, Paulo Simões e Marcio de Camillo.

Entre dezenas de cenas interessantes cheias de contos do folclore do Pantanal sul-mato-grossense, chamam a atenção o duelo de guitarra versus uma viola, em que o guitarrista sola e o violeiro devolve o mesmo som com seu instrumento, dando um brilho pantaneiro na melodia. Outra cena diferente e emocionante foi a briga entre um vampiro (que veio para o Pantanal sugar sangue de humanos) e um saci Pererê que morava na mata. É claro que o resultado desses dois duelos você só saberá assistindo ao filme. Vale a pena conferir!

Foto: Divulgação (imagem do filme)