Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Festival de Cinema da Reme divulga os vencedores

  • 26 nov 2019
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) – Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 25 de novembro de 2019, no Teatro Glauce Rocha, a divulgação dos dez primeiros colocados no Festival de Cinema da Reme. Os vencedores receberam o Troféu de mesmo nome do teatro.

Foram inscritos 30 curtas, que foram exibidos semana passada, no Museu da Imagem e do Som. Os filmes são resultado do projeto em Educomunicação da Reme que pela primeira vez decidiu trabalhar com cinema.  O Festival é realizado em parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura e Museu da Imagem e do Som, e a Secretaria Municipal de Educação, da Divisão de Tecnologia Educacional e do Projeto Diálogos em Educomunicação Rádio na Escola.

Em primeiro lugar ficou o curta “Cotidiano Interrompido”, produzido por alunos e professores da Escola João de Paula Ribeiro. Os alunos da 8ª série Carlos Eduardo Souza Sales, Cezar Dias Martins e Ana Clara Bento Sanches, e a coordenadora do projeto na escola, Suely Lopes de Farias, participaram da realização do curta e ficaram muito felizes em ver o resultado final. “Muito legal ter essa experiência, estar participando de um filme assim. Nosso curta foi sobre o preconceito, é bom poder refletir sobre a situação do preconceito racial, que mesmo depois da abolição da escravidão no Brasil, ainda continua”, diz Carlos.

     

A coordenadora Suely estava muito orgulhosa dos alunos: “Há dois anos existe o projeto na escola, mas pela primeira vez trabalhamos com audiovisual. É uma experiência nova, a princípio a gente acha que não vai conseguir, mas foi um desafio. Os alunos são maravilhosos, eu não tive dificuldade com eles, foi muito gratificante”.

   

 

O Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, é parceiro, oferecendo uma formação na área de cinema para professores da Reme inseridos no projeto de Educomunicação. Nestes encontros, foi repassado para os docentes participantes todo o processo de produção cinematográfica, desde a elaboração do roteiro, captação de imagens e edição, pós-produção.

A coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, agradeceu a parceria com a Reme e os professores que fizeram o curso no museu. “A gente considera que o Festival é um sucesso. Espero que o cinema tenha contribuído nesse processo educacional e artístico. É fundamental a gente se conhecer em imagem e som. A visão que temos da nossa escola muda quando a gente se vê”.

       

Solange França Silva, que está à frente desta ação do projeto de  Educomunicação na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, trabalha com colaboração das professoras Maria Ivonete e Maria Maissum. Ela ficou surpresa com a qualidade dos curtas inscritos e com o interesse dos alunos. “Para as escolas que estão se iniciando nessa linguagem, mesmo as escolas não dominando as técnicas necessárias do cinema, buscaram temas relevantes e colocaram os estudantes como protagonistas, foi um trabalho muito bom. Nenhum dos 30 inscritos fugiu ao que foi proposto: educação, comunicação, conteúdos de sala de aula e transversalidade dos temas. Eles tiveram uma visão crítica do que eles abordaram, numa linguagem diferenciada, que é o audiovisual. E o Festival deu mais clareza a eles do que é a educomunicação”.

Confira abaixo a lista dos dez vencedores:

1 – Escola Municipal João de Paula Ribeiro com o curta “Cotidiano Interrompido”

2 – Escola Municipal Professor Licurgo de O. Bastos com o curta “Mulheres Extraordinárias”

3 – Escola Municipal Bernardo Franco Baís com o curta “O Quebra-Cabeça”

4 – Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho com o curta “João e Maria, no caminho das diferenças”

5 – Escola Municipal Professor Hércules Maymone com o curta “Todos contra a dengue”

6 – Escola Municipal Profª Gonçalina Faustina de Oliveira com o curta “Protagonismo Juvenil”

7 – Escola Municipal Nazira Anache com o curta “A Nova História dos Três Porquinhos”

8 – Escola Municipal Cel. Sebastião Lima com o curta “As Cores das Pessoas”

9 – Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida com o curta “Documentário Infantil: Onde estou? Campo Grande-MS”

10 – Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad com o curta “Consulesa: Nossa escola, nossa vida”

 

Fotos: Vangivaldo Miranda – SEMED

mais imagens em: http://hom.fundacaodecultura.ms.gov.br/festival-de-cinema-da-reme/