Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

FCMS realiza a última etapa do 16º Encontro PROLER

Campo Grande (MS) A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), na próxima quinta-feira (29), realiza a última etapa do 16º Encontro PROLER com o tema “A Leitura na Cultura Digital”. Integra a programação do evento o 20º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas.

A solenidade de abertura terá a apresentação do Coral da UEMS com Maestro Fernandes e também de uma cena do espetáculo “O Pai de Strindberg”, encenada por Vanderlei José e Gilza Corona.

Para o início das discussões, o evento receberá a professora livre-docente do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roxane Rojo, que ministrará a palestra “A leitura na cultura digital”, a partir das 19h, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG).

A palestrante é autora e organizadora de publicações como Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas(Mercado de Letras, 1998); A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs (Mercado de Letras, 2000); Livro didático de língua portuguesa: letramento e cultura da escrita (Mercado de Letras, 2003) – em colaboração com Antônio Augusto Gomes Batista, do Ceale/UFMG.

Outra participação de destaque é a do Prof. Dr. Luis Milanesi (USP), que abordará o tema “O papel social das bibliotecas públicas no mundo digital”, no dia 30, às 15h30, também no Teatro Aracy Balabanian.

Ambos os pesquisadores trabalham a modalidade de Multiletramentos, ou seja, com as múltiplas formas de leituras além da escrita. Analisam imagens (estática e em movimento), sons, músicas e a fala em si. Buscam a reflexão dos contextos tecnológicos que ampliam os conceitos de leitura e as maneiras como são compartilhadas informações e conhecimentos hoje em dia. O desenvolvimento das formas de linguagem estabelecem novos conceitos e desafios para  quem trabalha com o formato da língua escrita, como os educadores. E são sobre esses desafios que Roxane Rojo e Luis Milanesi vêm dar sua contribuição no encontro.

Outro ponto alto do 16º Encontro do PROLER é a presença do Diretor de LivroLeitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura, Fernando Braga, que falará sobre Políticas Públicas de Leitura, no dia 30 de outubro a partir das 13h30, no Teatro Aracy Balabanian. No mesmo dia, diversas oficinas estarão acontecendo no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul localizado na rua 13 de maio, 3072, Centro.

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e escrita político críticas criativas. Isto implica articular a leitura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.

O PROLER é concebido como um programa de abrangência nacional e não tem caráter centralizador estando aberto a novos projetos de leitura. Ele busca estimular ações autônomas em favor da leitura. Em razão disso, o PROLER é constituídos por comitês conveniados e que trabalham sobre suas respectivas realidades regionais para atender às demandas próprias das comunidades onde atuam. Em Campo Grande, o comitê PROLER é conveniado à Fundação de Cultura de MS desde 1997 e vem desde então organizando atividades anuais. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de agosto, 453, Centro. Mais informações no telefone: 3316-9155.

Acompanhe a programação completa do evento clicando aqui:  Proler 2015