Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Fundação de Cultura leva o projeto Rota Cine para Alcinópolis

  • 15 set 2016
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), leva amanhã (16), o projeto Rota Cine MS para Alcinópolis. Esta iniciativa há 9 anos percorre as cidades do interior do Estado apresentando e difundindo, em formato de arte-educação, a produção audiovisual de Mato Grosso do Sul e do Brasil, democratizando o acesso à experiência audiovisual.

O Rota Cine MS promove exibições gratuitas e oficinas. “Em nossas sessões, grande parte do público vê o cinema pela primeira vez. O projeto transforma os mais diversos espaços (salas de aula, auditórios, câmaras, praças, feiras, etc), em “salas de cinemas”, proporcionando a encantadora experiência cinematográfica para a população que pouco viu ou nunca viu um filme na tela”, explicou a técnica de audiovisual da FCMS, Lidiane Lima. Ainda segundo ela, são utilizados equipamentos compactos e portáteis de som e projeção, sendo possível atender escolas, instituições educativas e culturais, moradores e também cidadãos das zonas rurais das cidades.

Somando valores e promovendo o desenvolvimento humano através da arte, o Projeto Rota CineMS mostra a cara do Brasil aos espectadores, proporcionando a magia dos sons e imagens. Aborda assuntos históricos, socioculturais, políticos, ambientais, situações, paisagens, trilhas sonoras e personagens da cultura popular brasileira.

No município será ministrado também o Curso de Fotografia para Celular e Câmera Compacta, pelo servidor e arte-educador Alexandre Sogabe. A oficina introduz os participantes nas convenções sobre uso de câmeras e linguagem fotográfica por meio de atividades teóricas e práticas. O primeiro bloco apresenta as configurações básicas de medição e controle de luz para fotografia e as convenções de enquadramento e composição essenciais. O curso tem carga horária de 10 horas e é gratuito. São disponibilizadas 30 vagas para pessoas a partir da faixa etária de 13 anos. A capacitação acontece nos dias 17/09 – das 8h às 11h30  e 14h às 17h30 e 18/09 – das 14h às 17h , na Escola Estadual Romilda Costa Carneiro localizada na Av. Averaldo Barbosa da Silveira nº1009.

As sessões cinematográficas acontecerão na Câmara Municipal de Alcinópolis. Acompanhe a programação:

Dia: 16/09 – sexta

13h30 – Mostra de Animação Infantil Brasileira

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Por possuírem conteúdo sensível e inteligente, as animações nacionais são ricas em mensagens positivas e reflexivas, que representam nossa sociedade e cultura e ajudam as crianças a exercitar sua imaginação e a valorizar a cultura nacional.

15h40 – O Ano que meus pais saíram de férias

Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: O ano é 1970, enquanto o Brasil inteiro se prepara para acompanhar a Copa do Mundo do México, o pequeno Mauro chega à casa de seu avô, localizada em uma vizinhança judaica de São Paulo. Seus pais, perseguidos pela ditadura, foram obrigados a se esconder. Depois que seu avô morre, Mauro encontra refúgio na casa de um vizinho, onde aguarda ansiosamente notícias de sua família. Ficha técnica: 2006, Drama, 104 min, Direção Cao Hamburguer, Elenco Michel Joelsas, Germano Haiut, Paulo Autran

19h30 – Terra das Águas

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Resultado de um ano de gravação em várias regiões do Pantanal, o documentário “Terra das Águas” faz um retrato da influência da água na vida do peão pantaneiro.

Ficha Técnica: Direção: Rosiney Bigattão Reportagem: Lú Bigattão Duração: 57 minutos

Dia: 17/09 – sábado

15h – OS Porralokinhas

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Crianças tentam evitar que um poderoso talismã caia nas mãos de um vilão.

Ficha técnica: Gênero: Aventura     Idioma: Português     Duração: 89min   Ano: 2007 

16h30 – Caá, A Força da Erva

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: O documentário “Caá – A Força da Erva” conta a história do ciclo da erva mate que ocorreu na fronteira de MS com o Paraguai. Uma história emocionante que desbravou e desenvolveu nossa região e deixou marcas em nossa cultura.

Ficha Técnica: Direção: Lú Bigatão Duração: 55 min

19h – Chega de Saudade

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Numa noite de baile, uma gama de personagens de diversas faixas etárias e classes sociais se encontram, despertando os mais variados sentimentos humanos esperança, paixão, ternura, desencanto, ciúme, frustração.

Ficha técnica: 2008, Drama, 95 min, Direção Laís Bodanzky, Elenco Stepan Nercessian, Cassia Kiss, Maria Flor, Leonardo Villar

Dia: 18/09 – Domingo

15h – Vida de Menina

Classificação indicativa: Livre

Sinopse: No Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, Helena Morley começa a escrever seu diário, que revela seu universo de menina e um país que adolesce junto com ela. Helena, cujo apelido é “Tempestade”, é magra, desengonçada, sardenta, se acha feia. Não é boa aluna, nem comportada como sua irmã Luizinha. Mas Helena, como nenhuma outra garota de Diamantina, escreve.

Ficha técnica: 2005, Drama, 102 min, Direção Helena Solberg, Elenco Ludmila Dayer, Daniela Escobar, Dalton Vigh,  Maria de Sá.

16h30 – Tapete Vermelho

Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse:  Na infância, Quinzinho viveu uma experiência inesquecível quando seu pai o levou ao cinema para assistir a uma comédia de Mazzaropi. Anos depois, disposto a cumprir a todo custo uma promessa feita ao pai, Quinzinho parte pelo interior de São Paulo levando filho, mulher e burrico a tiracolo, em busca de uma sala de cinema onde possa replicar a experiência vivida na infância. Mas os tempos mudaram, e a tarefa, aparentemente simples, será muito mais difícil do que ele imaginava.

Ficha técnica: 2006, Comédia, 102 min, Direção Luiz Alberto Pereira, Elenco Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos. 

Mais informações com Amanda Vicensoti no telefone (67) 98464-0045.