Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

FCMS lança edital de credenciamento para profissionais das áreas do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) publicou no diário oficial da última sexta-feira (16) o Edital de Credenciamento nº 04/2021 para formação de cadastros de profissionais da área Cultural: Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Será feito o credenciamento de pessoas físicas ou microempreendedores individuais interessados em atuar na área de literatura em atividades relativas às políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, ofertadas pela FCMS, nas categorias: Oralidades, Palestrante/debatedor, Oficineiro e Mediador. O interessado pode inscrever-se em todas as categorias que desejar, desde que comprovada sua atuação em todas elas.

 “O edital dita as normas deste concurso de seleção para futura contratação de prestadores de serviço para atuarem nos projetos culturais propostos pela FCMS como o “Proler”, “Biblioteca nas Férias”, entre outros. Sempre tivemos certa dificuldade de contratar profissionais devido aos trâmites com documentação e comprovação necessários para a execução do contrato. Esta é uma demanda da classe como um todo, para fazer as contratações de uma forma mais transparente”, explicou a coordenadora no Núcleo de Literatura da FCMS, Melly Senna.

O credenciamento terá validade por de 12 meses, contados da data da publicação da lista de credenciados no Diário Oficial de MS. Os interessados em se credenciar deverão se inscrever por meio do Google Forms, no período de 16 de julho de 2021 até 1º de setembro de 2021, no endereço eletrônico https://forms.gle/sexUjpuW16frTui5A ou https://bit.ly/credenciamentoliteraturafcms2021.

Reconhecimento das atividades culturais

Cada profissional inscrito poderá escolher as seguintes áreas temáticas: Mercado editorial; Histórias em quadrinhos; Literatura Infantil e juvenil; Literatura Clássica e Contemporânea; Literatura produzida em Mato Grosso do Sul; Literatura e Gamificação; Literatura e Diversidade (Negra, indígena, LGBTQIA+, Mulheres, etc.); Formação de leitores; Narração/contação de histórias; Poesia Oral, Slams; Promoção de leitura digital; Acessibilidade literária; Bibliotecas públicas e comunitárias; Projetos de Leitura; Empreendedorismo Literário; Literatura Fantástica; Literatura e Transmídia ou Escrita Criativa. As atividades a serem desenvolvidas por este credenciamento poderão ser presenciais ou virtuais, a critério e conveniência da FCMS.

Para o contador de histórias, Ciro Ferreira, um banco de dados facilita para o gestor de projetos culturais encontrar os profissionais certos para cada projeto além de ajudar que os profissionais locais conheçam quem está atuando no mercado. “O credenciamento faz com que a seleção dos profissionais que atuarão junto à Fundação de Cultura fique mais democrática, pois quem quiser terá a chance de participar e mostrar o seu trabalho”. Ainda segundo ele, a seleção vai ajudar a desenvolver e profissionalizar a cadeia literária.

Através deste edital a Fundação de Cultura está reconhecendo, na prática, atividades como “contador de histórias” que ainda não é considerado profissão. “A FCMS está nos mostrando a importância da visão do gestor público de estar atento às necessidades dos profissionais da cultura e juntos vamos melhorando nossas relações de trabalho”, comemorou Ciro.

O edital está disponível no link Editais Públicos no site http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/

Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 3316-9155.

 

Texto: Gisele Colombo

Foto: Daniel Reino