Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Família Rondon é foco de pesquisa no Pantanal

  • 16 abr 2015
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) – A participação da família pioneira Rondon no processo de desbravamento de parte do Pantanal Sul é o tema do livro que está sendo lançado pela pesquisadora Pollianna Thomé, Mestre em Geografia pela UFMS, com apoio do renomado historiador Nilson Thomé, Doutor em História da Educação pela UNICAMP.

A pesquisa iniciou em 2011 com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC –MS),por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e se estendeu até 2014. O trabalho dos pesquisadores culminou na elaboração de uma publicação com o nome Cyriacolândia: território da família Rondon no Pantanal que já está à venda para os leitores interessados no site www.clubedeautores.com.br. O lançamento do livro acontece hoje à noite (16), às 19h no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Existe grande expectativa sobre a planejada construção da história da participação da família Rondon na ocupação, desbravamento e desenvolvimento do Pantanal sulmatogrossense, com detalhes da caracterização geográfica, histórica e cultural do Pantanal do Rio Negro, onde Cyriaco da Costa Rondon estabeleceu a grande fazenda Rio Negro no final do Século XIX.

O trabalho, que contempla pesquisa documental, bibliográfica e de campo, tem alavancado um cabedal de conhecimentos que se avoluma e acumula como banco de dados também sobre o artesanato e o folclore das gentes interioranas pantaneiras que não se desligam das raízes, mantendo vivas as tradições populares, as mesmas de há duzentos anos atrás.

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul fica na Avenida Calógeras, 3000, CENTRO. Mais informações no telefone (67) 3384-1654