Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Estão abertas as inscrições para oficinas da Semana da Criança na Biblioteca Estadual

Campo Grande (MS) – A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para as Oficinas da Semana da Criança, que acontecem nos dias 10 e 11 de outubro. Podem participar crianças de 8 a 12 anos. As inscrições são gratuitas e são oferecidas 30 vagas.

As oficinas da Semana da Criança buscam promover a interação social e cultural, estimulando o conhecimento e integrando as linguagens: Literatura, brincadeiras lúdicas, música, arte entre outras.  As atividades realizadas visam ainda contribuir para o desenvolvimento da criatividade, concentração, percepção, observação, imaginação e principalmente a espontaneidade, com oficinas que estimulam o incentivo a leitura, imaginação com a contação de histórias e brincadeiras de resgate do popular.

Além de oferecer momentos de diversão e criação, as oficinas atraem as crianças para o universo de livros que compõem a Biblioteca Estadual, que conta com aproximadamente 3 mil publicações destinadas ao público infanto-juvenil e outras 30 mil no acervo geral.

“No mundo de hoje as tecnologias cada vez mais ganham força, e os livros e as brincadeiras ficam cada vez mais distantes dos corpos infantis. Pensamos a biblioteca como um lugar em que devemos ter o cuidado, isso se aplica à afetividade, formação de identidade, desenvolvimento da criatividade, capacidade de ouvir o outro. Além disso, com a leitura e as diversas linguagens do saber que propomos na Biblioteca, faz-se mais que obrigatória a leitura, para que  todas as formas do saber aproximem esses corpos que estão em processo de formação, propiciando contribuir para a democratização de nossos bens culturais, bem como incentivar a escrita”, explica a coordenadora da Biblioteca, Eleuzina Crisanto de Lima.

No dia 10 de outubro, quinta-feira, das 8h30 às 11h30, acontece a contação de histórias, brincadeiras cantadas e brincadeiras populares, com o ministrante Ciro Fereira, graduado em Artes cênicas pela Universidade Estadual de MS. A contação de histórias é um importante subsídio e recurso didático educativo, que propicia a ludicidade.

Na sexta-feira, 11 de julho, também das 8h30 às 11h30, será a vez de Mariana de Castro orientar a contação de histórias e a brincadeira de Boi. Mariana é acadêmica de Artes Cênicas da UEMS e estagiária da Biblioteca, e explica que no Brasil existem mais de 300 grupos de bois. “São manifestações populares que acontecem em vários lugares e se tornam tradição porque são passadas oralmente de geração em geração. Na manifestação popular é muito importante a alegria, as manifestações populares têm isso, é o sangue pulsando. Valorizar nossa cultura brasileira é muito importante”.

No mesmo dia, Daiane Marques, acadêmica do curso de Pedagogia da UFMS, ministra a Oficina Barangandã. As crianças vão aprender a confeccionar o brinquedo com diversos materiais, como jornal, barbante, tesoura sem ponta e papel crepom de diversas cores. A brincadeira com barangandã, além de estimular a criatividade e a coordenação motora, trabalha a percepção visual e o movimento.

Serviço: As oficinas da Semana da Criança acontecem nos dias 10 e 11, das 8h30 às 11h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías. Paim. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, na Biblioteca, que fica no 2º andar do Memorial da Cultura e Cidadania (Avenida Fernando Correa da Costa, 559), ou pelo telefone (67) 3316-9161. As crianças devem trazer lanche.

Foto: Ricardo Gomes