Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Estão abertas as inscrições para o Proler 2020

Campo Grande (MS) – Estão abertas as inscrições para o 21º Encontro do Proler com o tema “Ler, ver e ouvir literatura hoje”. O evento é realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, acontece de 29 de outubro a 13 de novembro de 2020, e será totalmente online, com a programação transmitida pelas redes sociais da FCMS e também atividades com transmissão por plataforma de vídeo conferência (será enviado link ao inscrito). O objetivo é capacitar mediadores de leitura e gestores públicos para a área do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando no link:bit.ly/Proler2020 O evento é realizado em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas de MS; Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos” – Profª Galeta – Horto Florestal; Biblioteca Pública Estadual “Dr. Isaias Paim”; Secretaria Municipal de Educação (semed) e UFMS. O público alvo são professores, acadêmicos, bibliotecários, leitores, escritores, gestores públicos e todos interessados em literatura.   

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler conjuntamente com o Sistema Estadual de Bibliotecas (SEBP/MS) tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura e literatura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e literatura. Isto implica articular a leitura/literatura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.

Em Campo Grande, MS, o comitê Proler é conveniado à Fundação de Cultura de MS desde 1997 e conta com membros de diversas instituições públicas e privadas do Estado como UEMS, UFMS, IESF, UCDB, SED, Semed/CG, Sesc, Febab, Unigran, IFMS, Sectur, UBE e outros parceiros da sociedade civil e vem desde então organizando atividades anuais e seu encontro com duas interrupções. O comitê que faz parte da estrutura da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, dentro da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, no Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas, sendo coordenado desde 2015 pela gestora Melly Sena.

Para a 21ª edição do Proler está confirmada a participação de: Dr. Wellington Furtado Ramos – UFMS
Dr.ª Vima Lia – USP
Dr. João Cláudio Arendt – UFMS/Três Lagoas
Dr. Adauto Locatelli Taufer – UFRGS
Dr.ª Ana Crélia Dias – UFRJ
Dr. Rony Márcio Cardoso Ferreira – UFMS
Dr.ª Carolina Barbosa Lima Santos – UFMS/Corumbá
Cleide Fernandes – SEBP/MG
Waldineia Ribeiro de Almeida – SEBP/MT
Dr.ª Rosana Cristina Zanelatto Santos – UFMS
Grupo Boca’berta – UFMS
Andréa Cozzi – Amazonas
Dr.ª Carina Marques Duarte-UFMS/Corumbá
Diana Pillati – SED/Mulherio das Letras
Drª Angela Guida – UFMS
Dr. José Hélder Pinheiro
Ivani Magalhães
Dr. Dário Ferreira Sousa Neto UFMS/Corumbá
Dr. Danglei de Castro Pereira UNB
Dr.ª Maria Amélia Dalvi UFES/Vitória

Participa também Andréa Cozzi, da Amazônia, que falará sobre a literatura oral; Ivani Magalhães, que ministrará a oficina de contação de histórias para bebês e crianças pequenas; Diana Pillati,  que ministrará uma oficina sobre poesia. Um grupo organizado pela Biblioteca pública municipal do Horto Florestal fará a atividade de contação de história: Pluralidade Cultural – histórias para ouvir em casa.

Confira a programação completa clicando aqui e participe!

Mais informações pelo telefone (67) 3316-9155 ou pelo e-mail literaturafcms@gmail.com

Foto: Ricardo Gomes