Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Espetáculo com apoio da Sectei e FCMS traz releitura de temas familiares

  • 02 fev 2016
  • Categorias:Geral

De quinta a sábado, 04 a 06 de fevereiro, o Teatro Prosa, do SESC Horto, estreia a nova produção da OFIT Companhia Teatral – Espetáculo – “Três Vírgula Quatro Graus na Escala Ritcher”, dirigido por Nill Amaral. A apresentação começa às 20 horas e é gratuita.
Novo projeto da Companhia OFIT, é inspirado na estética pós-dramática e pretende fazer uma releitura de temas familiares, sem limitá-los a qualquer conflito específico. A ideia é conflitar o universo que está sendo representado com as próprias figuras da realidade. Para essa empreitada, foram selecionados 12 profissionais, entre, atores, preparador corporal, diretor de arte, iluminador e criador de sonoplastia.
Sinopse: Uma decisão reveladora acaba abalando as estruturas de uma família típica. Um jogo de representação, papéis e coisas nunca ditas ameaçam abalar sensivelmente as certezas mais seculares. Os personagens percorrem os cômodos e incômodos de si, enquanto abalos e tremores vão colocando a tradição em risco. O ensejo traz uma atmosfera crua e nua das relações que tecemos como consideráveis, mas que há muito tempo já não existe. Uma peça sobre a estranheza do lar, as relações tecidas a partir de nós e a conformidade que nos impede de despedir das coisas mortas, que sabemos mortas, mas que continuam na nossa convivência como se nada tivesse acontecido nem pudesse acontecer.
Os ensaios tiveram inicio no mês de outubro no Centro Cultural José Octavio Guizzo, com apoio da SECTEI- Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e FCMS. Com estreia para os dias, 04, 05 e 06 de fevereiro 2016 com entrada franca no Teatro Prosa do SESC Horto. Segundo o diretor o maior desafio agora até a estreia “é equacionar o pouco tempo de ensaio que ainda resta, nesse período de férias, num trabalho que prima pela originalidade e busca imprimir a qualidade das produções anteriores produzidas pela OFIT. “3,4 graus na Escala Richter” teve origem no projeto “A partir de Nós” idealizado pela Cia contemplado com Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014. O texto é de Éder Rodrigues
Criada em 2003, a trajetória da Companhia OFIT tem procurado desenvolver pesquisa teatral contemporânea que abranja desde atividades de produção e circulação de espetáculos até a realização de mostras e intercâmbios.

Nesses mais de 10 anos de atividade, produziu espetáculos com satisfatória repercussão do público e da crítica especializada. Apresentou-se em diversas cidades de Mato Grosso do Sul e em varias regiões do Brasil.

Dentre as principais produções da companhia, destacam-se: “No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos”, (2007-2008), “A Serpente”, (2010) de Nelson Rodrigues, “Fala comigo doce como a chuva”, (2011) de Tennesse Williams e adaptação da “Gota d’ Água” (2012) pelo dramaturgo Eder Rodrigues, a partir do original de Chico Buarque e Paulo Pontes.

Em 2013, idealizou e realizou a “1ª edição da Mostra de Teatro OFIT Cena Contemporânea” que possibilitou a exibição de importantes espetáculos nacionais, com diferentes estéticas, intensificando o intercâmbio entre a cena sul-mato-grossense e algumas das mais importantes cidades brasileiras.

Em 2014 foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz com projeto “A partir de nós” que originou a peça “3,4º na escala Richter” que ora apresentamos.

Serviço – Entrada franca: As senhas serão distribuídas com 30 minutos antes do inicio do espetáculo. Espetáculo indicado para maiores de 14 anos, (não será permitida a entrada após o inicio do espetáculo) O SESC Horto está localizado na Rua Anhanduí, 200. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-4300.

3,4_grtaus_na_escala_richter_por_VACA_AZUL-9 (2)

DONA MARTA E MADONA F (1)

 

Texto e foto: divulgação