Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Em homenagem a Manoel de Barros, FCMS lança concurso para estudantes do ensino médio

  • 20 set 2016
  • Categorias:Geral

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e da Fundação de Cultura, realiza o concurso “Desenho verbal da imagem – Homenagem ao poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento”, voltado para estudantes do Ensino Médio, da rede estadual de ensino.
As inscrições devem ser feitas através das escolas estaduais. Elas são gratuitas e estão abertas a partir de hoje (20), encerrando no dia 04 de novembro.

Nesta terça-feira acontece o lançamento no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), às 19h, durante a abertura oficial da Primavera dos Museus. A iniciativa pretende revelar o pensamento e a criatividade dos jovens sul-mato-grossenses a partir da poesia “O menino que carregava água na Peneira”, de Manoel de Barros. Além de divulgar a vida e a obra do poeta, a ação vai promover as artes visuais e a literatura no Mato Grosso do Sul.

O concurso faz parte do projeto “Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento”, com 100 dias de atividades para crianças, jovens e adultos envolvendo diversas linguagens artísticas. O edital completo foi publicado na página 06 do Diário Oficial do Estado de hoje.

Os critérios de avaliação são: Coerência com o tema, vivacidade/ traçado/ colorido, originalidade, criatividade e impacto visual (este valendo mais pontos). A apresentação do desenho deve ter título, ser feito em folha de papel tamanho A4, sem rasuras ou intervenção do professor ou qualquer outra pessoa que não seja o proponente.

Serão escolhidos 30 desenhos que mais se aproximarem da poética do poeta. Dentre os 30, os três melhores desenhos serão premiados com um Tablet de 10 polegadas com 3G, bem como o professor que orientou a produção.
O resultado será divulgado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul e nos sites da Sectei, FCMS e Secretaria de Educação no dia 25 de novembro de 2016.