Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Crianças despertam interesse pela pintura em tela na Oficina de Artes Plásticas do 16º FIB

  • 31 jul 2015
  • Categorias:Geral

A Oficina de Artes Plásticas para crianças trouxe para a praça da Liberdade de Bonito 23 crianças que já despertaram o seu interesse pela pintura em tela. Esta atividade, idealizada por técnicos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está relacionada à visita à exposição “O Pantanal e Sua História na Pintura Sul-mato-grossense, de curadoria do professor Gilberto Luiz Alves.

Depois de apreciarem mais de 70 quadros que retratam de maneira peculiar cada artista sul-matogrossense, a região pantaneira, os iniciantes dos pincéis fizeram a releitura de uma obra escolhida previamente pela produção do 16º Festival de Inverno de Bonito. “A nossa intenção foi proporcionar o primeiro contato dessas crianças com o universo das obras de arte de artistas regionais que têm um olhar específico sobre o bioma pantaneiro e a relação do homem com esse meio ambiente”, um das  ministrantes  da oficina, a educadora  Cris Moura.

A atividade com as crianças aconteceu na tenda “Cultura da Infância” do 16º Festival de Inverno de Bonito e atende às diretrizes da Política de Cultura da Infância, defendida pelo Ministério da Cultura, na qual está prevista que os pequenos devem ser inseridos no mercado cultural por meio da experimentação das expressões artísticas. Além de serem produtoras de cultura infantil, as crianças trazem em si mesmas, desde pequenas, componentes desse lugar social/cultural que ocupam. Além disso, é função do Estado possibilitar à criança o acesso a bens culturais construídos pela humanidade, considerando-a como sujeito de direitos e construtora da cultura infantil. É preciso reconhecer e valorizar a diversidade cultural das crianças e de suas famílias e efetuar propostas que promovam autonomia e a multiplicidade de experiências.