Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Crianças comemoram o aniversário de Campo Grande prestigiando espetáculo de bonecos

  • 29 ago 2016
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) – Na última sexta-feira (26), a Fundação de Cultura de Mato Grosso  do Sul comemorou o aniversário de Campo Grande proporcionando às crianças e às famílias da Capital o acesso à arte teatral, especialmente ao teatro de bonecos. Numa parceira com o projeto Buzum!, foi apresentado o espetáculo Máquinas, no Parque das Nações Indígenas. O palco era inusitado. Ficava dentro de um ônibus que foi transformado numa sala de teatro. E aos poucos, os 50 lugares disponíveis ficaram lotados com a alegria e a surpresa daqueles pequenos, em sua maioria de 2 a 10 anos de idade, que acompanharam atentos uma bela história de amor que ilustrou de forma lúdica a evolução dos meios de transportes tendo a animação como suporte.

Esta foi a primeira vez que o projeto fez uma temporada no Estado. “O público de Mato Grosso do Sul é muito respeitoso. As crianças prestaram atenção e foi muito legal levar nossa arte para Mundo Novo, Coxim, Itaquiraí e Bandeirantes”, destacou o ator Dinho Dorã. Cerca de 2.400 crianças puderam conferir as apresentações.

O projeto BuZum! nasceu com o apoio da Lei do Fomento ao Teatro de São Paulo, em 2010, dentro do grupo de Teatro PiA FraUs .O nome da companhia significa, em latim, “uma mentira contada com boas intenções”. Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas) surgiu a linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimorasse dramaticamente cada uma destas áreas e as integrasse, consolidando um repertório com características particulares, buscando a integração dos recursos do teatro de animação aos de outras linguagens.

A não linearidade, o pouco uso da palavra, a força das imagens, a relação entre boneco e ator são os elementos que caracterizam os trabalhos da companhia. Nos seus 30 anos de existência, a Pia Fraus produziu 21 espetáculos, apresentando-se em 21 países nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro.

O grupo já visitou países como Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile, Bolívia, Venezuela, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Suécia, França, Inglaterra, Escócia, Índia, Holanda, Eslovênia, Equador e República Tcheca, Timor Leste e Bélgica.

buzum-4227

Neste ano, a companhia inaugurou o mais novo espaço dedicado ao teatro de bonecos na cidade de São Paul. O Espaço PiA FraUs apresenta a exposição do acervo da companhia desenvolvido ao longo dos seus 32 anos de história. Nele o público conhece os bonecos e outros objetos cênicos que fizeram parte de espetáculos da Cia PiA FraUs como o Bichos do Brasil, Filhotes da Amazônia, Farsa Quixotesca, Bichos do Mundo, 100 Shakespeare, entre muitos outros.

Além de uma ampla e versátil área expositiva, o Espaço PiA FraUs é composto também por um teatro com capacidade de até 90 lugares, com sistemas de iluminação e som e uma lojinha onde estão à venda bonecos brasileiros de vários tipos e tamanhos.

buzum-5787

Fotos: Daniel Reino