Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Cortejo de andores do Banho de São João une fé e cultura

  • 25 maio 2018
  • Categorias:Geral
Corumbá (MS) – O cortejo de andores do Banho de São João, a maior festa religiosa de Corumbá, antecedeu a abertura oficial do Festival América do Sul Pantanal na Praça Generoso Ponce, na noite desta quinta-feira. Reunidos na avenida General Rondon, em frente ao Corumbaense, cinco andores de comunidades festeiras partiram em direção ao palco e passaram em frente aos estandes, no meio da multidão, espalhando alegria, ao som da bandinha que tocava a música junina.

A vice-governadora Rose Modesto, o secretário de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, o prefeito corumbaense Marcelo Iunes e demais autoridades que participaram da abertura oficial do FAS acompanharam o cortejo junino em mais um momento de emoção e interação do festival com o público. O secretário de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, disse que algumas referências culturais apenas Corumbá tem, e o São João é uma delas. “Os andores passando pela avenida fazem com que essa cultura seja viva, já que o Banho de São João, além de envolver fé e religiosidade, é um dos principais elementos da arte e da cultura do povo”, afirmou o secretário. “As organizações internacionais de turismo sabem disso e estão transformando Corumbá em referência”, acrescentou.

O cortejo do Banho de São João é visto como um cartão de visitas de Corumbá, segundo o prefeito Marcelo Iunes. “O objetivo de trazer o cortejo do Banho de São João para o Festival América do Sul Pantanal foi mostrar uma de nossas grandes festas, que acontece dentro de um mês, aos turistas”, afirmou o prefeito. De acordo com a Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, a cidade conta com 103 comunidades festeiras registradas no Banho de São João, evento anual do dia 24 de junho, quando os devotos descem a ladeira Cunha e Cruz em direção ao porto para banhar a imagem do santo. Mas há pelo menos uma centena a mais de devotos que banham o santo ainda não registrados. 
Há uma tradição de que São João atende ao pedido da pessoa que passar sete vezes debaixo de andores que estiverem descendo a ladeira – e nesse aspecto há, principalmente, pedidos de casamento e relacionados à saúde. 

A comunidade do bairro Generoso participou com seu andor da festa desta quinta-feira, por meio da família Ortiz, que segue uma tradição iniciada há 80 anos. Do bairro Cristo Redentor veio um andor sob o comando de Carlos Diniz, de 71 anos. “Vamos descer o andor em junho pelo sétimo ano consecutivo”, avisou.

Show nacional na festa junina

O prefeito Marcelo Iunes antecipou a programação cultural da festa do Banho de São João de 21 a 24 de junho em Corumbá. “O show nacional, dia 24 de junho, será da dupla João Neto e Frederico, com apoio do governador Reinaldo Azambuja”, informou. 

A Prefeitura de Corumbá traz para o show no dia 21 de junho, com recursos próprios, o grupo Bonde do Forró. Nos dias 22 e 23 de junho se apresentam músicos regionais, segundo o prefeito. O próximo passo, segundo Iunes, também com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, será o retorno do Festival das Águas.
 
Foto: Eduardo Medeiros