Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Concurso de curta-metragem “Cine Aves MS – Edição 2021” pretende incentivar observação de aves

Campo Grande (MS) – Passarinheiros de plantão, amadores ou profissionais, com uma câmera ou celular na mão terão oportunidade de mostrar seu talento e a paixão pela observação de aves. Já estão abertas as inscrições para o concurso de vídeos curtas-metragens “Cine Aves MS – Edição 2021”.

A premiação é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo (IMPAE), Editora Ecodidática e Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura de Mato Grosso do Sul (SECIC).

O concurso tem por finalidade promover a produção audiovisual independente sobre o tema: “Aves do Mato Grosso do Sul em Imagens e Sons” e incentivar a observação e conservação de aves por meio do Cinema. Os três primeiros colocados receberão um Kit de Observação de Aves e brindes birding especiais. Devido ao momento da pandemia da COVID-19, o evento de premiação poderá ocorrer na modalidade online, com previsão de realização para o Dia da Ave, comemorado em 5 de outubro de 2021.

Qualquer pessoa que resida no Mato Grosso do Sul pode participar inscrevendo apenas um vídeo-curta, seja ela amadora ou profissional, em qualquer idade. O vídeo inscrito deve ser uma obra inédita, não podendo ter sido inscrita nas edições anteriores do Cine Aves e não deve estar disponível em qualquer meio de comunicação ou redes sociais.

A duração máxima do curta é cinco minutos e o vídeo poderá ser produzido nos formatos MP4, MOV, AVI, entre outros e ser enviado por meio de qualquer plataforma de transferência de arquivo (Google Drive, Dropbox, OneDrive e outras).  

Concurso é oportunidade para descobrir talentos

Não há restrições quanto ao uso de equipamentos para a produção do curta, podendo, portanto, ser utilizada câmera profissional, smartphone, filmadora ou qualquer equipamento de captura de imagem e som. As produções audiovisuais serão analisadas e selecionadas por uma comissão que avaliará a consonância com o tema proposto, a originalidade, estética e criatividade; e a qualidade técnica de imagem e som.

“Tivemos a ideia de fazer este concurso aqui no MIS-MS num evento da Semana do Meio Ambiente, há três ano atrás. A narrativa é livre e qualquer pessoa que é apaixonada por aves pode participar”, destacou Marinete Pinheiro, a coordenadora do MIS-MS.

           Para a bióloga Simone Mamed diretora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, o Cine Aves é ao mesmo tempo uma oportunidade de descobrir novos talentos na área do cinema, e de fomentar essa cultura da observação de aves livres, a educação ambiental e a ciência cidadã.

“Sabemos que existem muitas pessoas que observam aves pelo estado do Mato Grosso do Sul, por isto nossa expectativa é que possamos agregar e descobrir cidadãos sensíveis e criativos que encontram na natureza a inspiração para obras geniais”, pontuou.

O concurso conta com as parcerias do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, Instituto Arara AzulBiofaces, Grupo de Pesquisa Lumiar – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da UFMS, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) da UFMS, Núcleo de Voluntariado Educativo (NUVE) do IFMS, Cunhataí Guyrá – Mulheres Observadoras de Aves, Avistar Mato Grosso do Sul, Avistar BrasilEditora Café com Literatura e do Clube de Observadores de Aves de Campo Grande (COA-CGR).

As inscrições permanecerão abertas até o dia 17/9/2021, às 19h00.  Para fazer a inscrição é só acessar o link:  https://cineavescg.wixsite.com/cineaves. Mais informações podem ser obtidas no telefone 67 9961-5708.

Gisele Colombo – Assessoria de Comunicação da Fundação de Cultura MS

Foto: Simone Mamede

Publicado por: Karina Medeiros de Lima