Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Concurso da FCMS vai premiar 100 obras de artesanato com referência cultural do Estado

Campo Grande (MS) –  Mais uma boa notícia para os artesãos de Mato Grosso do Sul. A Fundação de Cultura vai premiar os cem melhores produtos de peças artesanais de referência cultural sul-mato-grossense. O objetivo é manter a cultura viva e em circulação em tempos de restrições impostas pela pandemia mundial.

As inscrições para o concurso têm início nesta sexta-feira (dia 9) e terminam dia 22 de agosto. Importante destacar que as obras inscritas devem ser elaboradas e executadas individualmente por pessoas físicas que, comprovadamente, sejam artesãos do Estado de Mato Grosso do Sul há pelo menos 2 (dois) anos.  O valor bruto da premiação é de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

O artesão premiado se compromete a doar à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul a obra/produto artesanal premiado, entregando-o na sede da FCMS. Cada artesão poderá inscrever uma única obra/produto artesanal, que serão consideradas da seguinte forma e receberão o mesmo valor de premiação:

I.Obra/produto artesanal com dimensões de 60 cm a 80 cm deverão ser apresentadas em um conjunto de pelo menos 03 peças que tenham características semelhantes entre si, tanto na iconografia como nos materiais utilizados, mas serão considerados como única obra/produto artesanal.

II.Obra/produto artesanal com dimensões de 81cm a 1m80cm poderão deverão ser apresentados em uma única peça.

As inscrições deverão ser realizadas a partir das 8 horas do dia 09 de julho de 2021 até às 23 horas e 59 minutos do dia 23 de agosto de 2021, horários de Mato Grosso do Sul, no endereço eletrônico https://forms.gle/f9pzM31m6gbg34WK8 onde cada artesão candidato deverá encaminhar todos os documentos exigidos para a inscrição e avaliação da obra inscrita, sob pena de desclassificação imediata pela Comissão Especial de Seleção. Os documentos deverão ser encaminhados escaneados e legíveis.

As etapas do Concurso:

1ª etapa: período de inscrições, entre 09 de julho de 2021 a 22 de agosto de 2021.

2ª etapa: avaliação por Comissão Especial que selecionará e classificará os artesãos inscritos que obtiverem mais de 30 pontos, entre 23 de agosto de 2021 a 29 de agosto de 2021. 

3ª etapa: divulgação da lista provisória com os primeiros 100 colocados no processo seletivo, a ser publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul dia 31 de agosto de 2021.

4ª etapa: período para interposição de recursos, entre 01 a 09 de setembro de 2021.

5ª etapa: análise dos recursos interpostos, até 10 a 12 setembro de 2021.

6ª etapa: publicação da lista oficial com os 100 artesãos a serem premiados dia 14 de setembro.

7ª etapa: entrega das obras selecionadas, nas condições estabelecidas no capítulo 7 do presente edital, até 30 de setembro.

Para saber os documentos exigidos e ter acesso à ficha de inscrição, acesse o edital na íntegra, clicando aqui.

Foto: Edemir Rodrigues

Publicado por: Karina Medeiros de Lima