Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Começa hoje Mostra de Teatro Boca de Cena com exibição de filmes sobre teatro

  • 18 mar 2015
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) – A Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro – Boca de Cena, realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul (Sectei), por meio da Fundação de Cultura de MS (FCMS), começa hoje (18) com a mostra Teatro no Cinema, com filmes procedentes da dramaturgia universal.

A mostra é realizada por meio do Cine Cênico, projeto de pesquisa e extensão do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) coordenado pelo professor Marcus Villa Góis, com a parceria da Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul (SPMS). As exibições têm entrada franca e são realizadas sempre às 19 horas, no auditório do Museu da Imagem e do Som, até o dia 22 de março.

Nesta quarta-feira (18), na abertura da mostra, será exibido “Becket”, série de curtas baseados na obra do expoente do Teatro do Absurdo, o irlandês Samuel Becket. A desesperança e o existencialismo são os temas recorrentes na obra do ilustre dramaturgo. Após a exibição haverá debate com Vinícius Lirio, Julio Galharte e Gleda Brandão Araújo.

“Pina”, de Win Wenders, será exibido nesta quinta-feira (29). Dirigido pelo premiado diretor Wim Wenders, o filme é considerado uma obra de arte do cinema, estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem da alemã Pina Bausch e por ela considerado como sua força criativa. Os debatedores são Aline Duenha, Dora de Andrade e Mônica Almeida Roca.

pina

“O Mercador de Veneza” é a atração da sexta-feira (20). Texto original de Willian Shakespeare, na cidade de Veneza, no século 16, a trama gira em torno da agiotagem e seus desdobramentos perversos. O filme, de 2004, traz no elenco Joseph Fiennes, Jeremy Irons e Al Pacino. Fernandes Ferreira e Ana Deise Cardoso são os debatedores.

No sábado (21) o público poderá conferir “Eduardo II”. Este drama histórico inspirado na obra de Christopher Marlowe narra a história de Edward II, rei da Inglaterra no século 14, que renegou sua própria esposa para viver um problemático relacionamento com seu amante plebeu. Os debatedores são Julio Galharte, Marcos Bessa e Elisa Lanzarine.

“O Boulevard do Crime” encerra a mostra neste domingo (22). Este romance apresenta o tumultuado triângulo amoroso formado pela atriz Garance (Arletty), o ator Fréderick Lemaitre (Pierre Brasseur) e o mímico Baptiste (Jean-Louis Barrault), que se desenrola na Paris de 1830, no Boulevard du Temple (local dos teatros, dos cabarés e da vida boêmia da capital francesa. Excepcionalmente este filme não terá debatedores devido à sua longa duração.

Serviço:
Mostra Teatro no Cinema – Projeto Cine Cênico
Data: de 18 a 22 de março
Horário: 19 horas
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) – Memorial da Cultura e da Cidadania: avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 2º andar.
Entrada Franca
Mais informações com Marcus Villa Góis, pelo telefone (67) 9185-4179.