Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Começa hoje Curso de Fotografia Gratuito no MIS

  • 07 abr 2015
  • Categorias:Geral

curso_realizado_no_FAS

Campo Grande (MS) – O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza a partir de hoje (7) até 9 de abril a segunda parte do Curso de Fotografia do MIS 2015.

O curso, que existe desde 2007, tem carga horária de 40 horas é dividido em quatro partes de dez horas: Curso de Fotografia: Câmera Básica, Introdução à Câmera Reflex, Edição de Imagens Fotográficas com Software Livre e Introdução à Linguagem Fotográfica.

O curso destina-se a amadores e iniciantes em fotografia: “A segunda parte do curso trata de configurações avançadas de câmeras profissionais e semiprofissionais, os conteúdos que iremos tratar são abertura do diafragma, controle de exposição e exploração do modo manual nas câmeras”, explica Adriano dos Santos, técnico de Cinema e Vídeo do MIS e um dos ministrantes do curso.

O projeto “Amplificadores de Cultura” oferece ao público atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, literatura, entre outras categorias artísticas, por meio de cursos, palestras e oficinas.

As partes do curso podem ser realizadas de forma independentes, uma vez que foram desenvolvidas para atender diferentes interesses em fotografia. Para os interessados que não participaram da primeira parte poderão cursá-la no segundo semestre, a partir de agosto, quando o museu oferece novamente o curso.

O Museu da Imagem e do Som tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto.

Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão do conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Para realizar o segundo módulo do curso é preciso ter uma câmera “semiprofisisonal” ou “profissional”.

Sobre os ministrantes:

Alexandre Sogabe – Possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014). Coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade. Ministrou Cursos de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera, e outros menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados. Atualmente ministra Cursos de Fotografia no Museu da Imagem e do Som, e é professor do Senac em fotografia.

Adriano dos Santos – Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista (2012), graduação em Comunicação Social Radio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco (2002) e Pós graduação Lato Sensu em Design Gráfico (2005). Atualmente é coordenador do Curso de Redes de Computadores da Faculdade Campo Grande (FCG). Também exerce a função de técnico em cinema e vídeo no Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão, na área de Design Gráfico e Produção Gráfica Digital, além de experiência em Desenvolvimento WEB.

Serviço: O Curso de Fotografia – Introdução à CâmeraReflex acontece de 7 a 9 de abril, das 14 às 17 horas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Mais informações pelo telefone 3316 9178 / mis@fcms.gov.ms.br e mis.de.ms@gmail.com.

Com informações do MIS