Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Com apoio da Fundação de Cultura, Maracaju realiza o 30º Festival de Tradições Gaúchas Sul-Mato-Grossense

  • 14 nov 2019
  • Categorias:Geral

Campo-Grande (MS) – O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) é parceiro na realização do 30º Festival de Tradições Gaúchas Sul-Mato-Grossense (Fegams) que acontece de 29 de novembro a 1º de dezembro em Maracaju. Na última terça-feira (12), o governador Reinaldo Azambuja assinou liberação de R$ 150 mil para a realização do evento. “É uma alegria manter a sequência de apoio a essa tradição que preserva a história”, afirmou o governador.
Nestas 30 edições, Maracaju sediará o Fegams pela segunda vez (a primeira ocorreu em 2008). Com comidas típicas, apresentações de danças e atividades tradicionais da cultura gaúcha, o festival é organizado pelos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) de todo o Estado. “Estamos felizes com a parceria dessa festa que chega em sua 30º edição, promovendo um grande momento de integração cultural”, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro.
Criado em 1989 no município de Ponta Porã, o Fegams possui diversas provas com prendas e peões, que disputam diversas provas nas categorias: mirim, juvenil, adulta, xiru e veterano. São diversas modalidades: Campeira (laço, rédeas, gineteadas, etc); Artística (poesia, causo, declamação, música, danças tradicionais); e Esportiva (bocha, bolão, tava e truco).

Texto: Tavane Ferraresi

Foto: Chico Ribeiro