Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Circuito da FCMS desperta a magia do teatro em Nova Alvorada do Sul

  • 15 set 2016
  • Categorias:Geral

Parte do Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro – temporada 2016, o Grupo Teatral Aplausos esteve em Nova Alvorada do Sul, na tarde desta quarta-feira (14), apresentando o espetáculo “Cadê?”. Com apresentações teatrais gratuitas, o Circuito é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em teatros, espaços alternativos, ruas e praças em 48 cidades do interior do Estado.

A Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul foi quem abriu as portas para o encontro que contou com centenas de crianças e adolescentes de colégios públicos da cidade. Para a professora de língua inglesa Marilza Roman Ferreira, o projeto expande a concepção dos estudantes que ainda tem pouco contato com a arte. “Por aqui temos pouco teatro profissional, existem alguns grupos começando, um ponto de cultura se iniciando, mas é sempre bom o teatro de perto, ainda mais essa peça que resgata os valores das brincadeiras antigas”, ressaltou.

Esconde-esconde, pega-pega, pula corda, bambolê, peão e outras dezenas de brincadeiras são lembradas durante a peça, que só quem tem, ou teve infância, sabe o quanto é bom. Quem era escolhido para ir ao palco, brincava, pulava corda, dava gargalhadas com os atores e ganhava até pirulito. “Acredito que depois de hoje algumas crianças vão querer estudar teatro, eles são tão legais que devem incentivar muita gente”, disse a estudante Isabelly de Pauli, de dez anos.

Desenvolvido a partir da investigação da arte do palhaço na cena teatral, a peça trouxe interação de toda plateia do começo ao fim. “Foi muito legal, tinha muita gente, eles participaram bastante, se divertiam a beça”, conta Douglas Queiroz, que interpreta o palhaço Xico, ao lado de Thathy DMeo, a palhaça Zureta e Gláucia Pires, a personagem Coisinha.

A Associação Cultural Aplausos foi fundada em 2001, desde então vem atuando com montagens de espetáculos e produções de textos com base nas pesquisas, experimentação e prática dos elementos e linguagens cênicas. O repertório da companhia é composto por: teatro empresarial, educativo, entretenimento e artístico resultante da investigação de novas possibilidades de composição do fazer teatral.

Hoje (15), às 19h30, é a vez de Ivinhema receber o grupo no Teatro de Bolso da Usina de Luz. Amanhã (16), é a vez de Jateí, também às 19h30, no Centro Cultural Municipal. Fechando o ciclo, Dourados abre as portas do Clube Indaiá, no dia 17, às 17h.

Texto: Alexander Onça
Fotos: Daniel Reino

espetaculo-cade-cia-aplausos-nova-alvorada-do-sul-6419

espetaculo-cade-cia-aplausos-nova-alvorada-do-sul-6436

espetaculo-cade-cia-aplausos-nova-alvorada-do-sul-6442

espetaculo-cade-cia-aplausos-nova-alvorada-do-sul-6463

espetaculo-cade-cia-aplausos-nova-alvorada-do-sul-6483