Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

CCJOG – Conceição Ferreira

conceição ferreira

Nasceu no dia 21 de abril de 1904, numa aldeia de Portugal. Considerada uma das pioneiras do Estado no cenário cinematográfico e teatral, interpretou diversos personagens de Lisboa a Bela Vista, fronteira com o Paraguai.

Com 20 anos de idade Conceição Ferreira estreiou no Rio de Janeiro com a peça La Garçone e depois como parte do elenco da Companhia Teatral Maria de Castro, começou a se apresentar em diversas peças pelo Norte e Nordeste do Brasil.

Em 28 de novembro de 1929, ela chega ao então estado de Mato Grosso com sua própria companhia teatral. Em em Campo Grande atua como atriz principal no filme “Alma do Brasil” (primeira produção cinematográfica do Estado). Criou uma nova companhia de teatro, formada pelos jovens da sociedade local. Eles estrearam no dia 17 de julho de 1932 no antigo teatro Trianon com a peça “Cabocla Bonita”.

Conceição Ferreira faleceu em 29 de maio de 1992, aos 88 anos. Deixando filhos, netos, bisnetos e muitos admiradores pela sua importância como atriz e produtora cultural.