Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Boca de Cena: Público mergulha no universo das brincadeiras infantis com Grupo Teatral Aplausos

  • 23 abr 2016
  • Categorias:Geral

Campo Grande (MS) A impressão é que havia uma plateia formada 100% por crianças. Mesmo quem não tinha mais a idade no corpo, sentiu na alma a infância trazida de volta ao ver no palco dezenas de brincadeiras clássicas de outros tempos, resgatadas pelo Grupo Teatral Aplausos com a peça “Cadê?”, na noite desta sexta-feira (22) no Teatro Aracy Balabanian, durante a Boca de Cena – Mostra Sul-mato-grossense de Teatro e Circo 2016.

Esconde-esconde, pega-pega, pula corda, bambolê, peão e outras dezenas de brincadeiras lembradas durante a peça, que só quem teve infância sabe o quanto é bom. Deu até para perder as contas de quantas pessoas de diversas idades foram chamadas ao palco para brincar com os atores e ganhar de quebra um delicioso pirulito, daqueles enormes que aparecem nos episódios da Turma do Chaves. “Nosso espetáculo é 90 % de participação do público e 10% apenas do nosso trabalho. Nós o consideramos como o quarto ator em cena”, contou Douglas Queiroz, que interpreta o palhaço Xico, que ao lado de Gláucia Pires, que faz a personagem Coisinha e Thathy DMeo, a palhaça Zureta.

Como uma flor que murchou e perdeu o seu encanto, a personagem Coisinha teve sua infância adormecida e nem as melhores piadas e brincadeiras conseguem trazer de volta seu sorriso. Eis que chegam seus amigos Zureta e Xico, com a missão de resgatar a alegria.

Para o menino João Vitor Ribeiro de Oliveira, “Cadê” foi a melhor peça teatral de todo sua “longa vida” de 7 anos. “Acho que essa é a melhor peça de teatro do mundo inteiro, a melhor que já assisti na minha vida toda. Pena que não consegui ser chamado no palco, eu gritava para o Xico mas ele não me ouvia”, contestou João.

Aplausos

A Associação Cultural Aplausos foi fundada em 2001, desde então vem atuando com montagens de espetáculos e produções de textos com base nas pesquisas, experimentação e prática dos elementos e linguagens cênicas. O repertório da companhia é composto por: teatro empresarial, educativo, entretenimento e artístico resultante da investigação de novas possibilidades de composição do fazer teatral.

O espetáculo foi desenvolvido a partir da investigação da arte do palhaço na cena teatral. Desde sua estreia em 2011, participou dos projetos SESC nas Escolas, Mostra SESC de Literatura, 6º Mostra Dos Amigos, Projeto Teatro na Orla (FUNDAC), IV Mostra de Palhaços MS, Mixtureba de Humor, Natal Solidário e Festival Boca de Cena 2014, da Fundação de Cultura do Estado MS. Circulou ainda pelo projeto Circuito Sul-mato-grossense de Teatro 2013 e 2014, na Mostra Paralela ao festival Boca de Cena 2015 e SESC Aldeias 2015.

Texto: Alexander Onça
Fotos: Daniel Reino

04-22-16-boca-de-cena-cade-aplausos-cia-teatral0222

04-22-16-boca-de-cena-cade-aplausos-cia-teatral0127-672x372