Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Biblioteca Estadual celebra Dia Mundial do Livro e dispõe 42 mil livros ao público

Campo Grande (MS) – A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, celebra nesta quinta (23 de abril) o Dia Mundial do Livro com um renovado acervo de 42 mil livros variados disponíveis para consulta e empréstimo ao público.

Nas prateleiras da Biblioteca é possível ter acesso tanto a best sellers quanto a clássicos da literatura nacionais e internacionais, títulos de autores laureados pelo Prêmio Nobel de Literatura, como o turco Ohran Pamuk, o sul-africano J. M. Coetzee, o português José Saramago e o peruano Mário Vargas Llosa, obras em braile, infanto juvenis, técnicos, educativos, além de uma coleção grandiosa de livros que contam a história e celebram a cultura sul-mato-grossense.

Biblioteca conta também com acervo histórico de jornais e revistas / Acervo

Biblioteca conta também com acervo histórico de jornais e revistas / Acervo

Nos últimos anos mais de 200 livros de autores sul-mato-grossenses foram publicados pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura, possibilitando excelente oportunidade para que as obras de escritores do Estado cheguem às mãos de milhares de leitores em todos os 79 municípios, fortalecendo nossa cultura e ajudando a compor a nossa plural identidade. Todos esses livros também estão disponíveis no acervo da Biblioteca Estadual.

A “Isaías Paim” também possui um espaço específico para crianças. Através de atividades lúdicas e obras especialmente escritas para os pequenos, é possível receber excursões de escolas públicas e privadas de todo o Estado e realizar eventos específicos, como o “Biblioteca nas Férias”.

Projeto Férias na Biblioteca / Foto: Acervo

Projeto Férias na Biblioteca / Foto: Acervo

Porém o acervo não é composto apenas por livros: A Biblioteca Estadual conta com diversos CDs com atlas, enciclopédias, música clássica e música popular brasileira; exemplares da Revista de História da Biblioteca Nacional e cópias do Manual de Acessibilidade e Design Inclusivo para Habitação, além de jornais e revistas atuais e antigos que ajudam a contar a história brasileira e mundial.

Os serviços oferecidos por uma biblioteca partem das necessidades básicas de fomentar o reconhecimento da população à oportunidade que lhes é oferecida em um espaço onde se preserva livros, informação, cultura e história. E por entender o acesso a leitura como um processo de transformação social e cultural, a biblioteca Dr. Isaias Paim destaca obras de seu acervo, contemplando temáticas pré-estabelecidas.

Biblioteca dispõe 42 mil títulos ao público / Foto: Acervo

Biblioteca dispõe 42 mil títulos ao público / Foto: Acervo

Serviço – A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. No local estão disponíveis à sociedade cerca de 42 mil títulos para empréstimo e/ou consulta.

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário um comprovante de residência, uma foto 3×4, um documento de identidade. Mais informações nos telefones: 3316-9161 e 3316-9177.