Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Artesãos do Estado expõem suas peças em shoppings da Capital na Semana do Artesão

  • 20 mar 2015
  • Categorias:Geral

norte sul plaza

Campo Grande (MS) – O artesanato sul-mato-grossense chega aos três shoppings da Capital através da programação da Semana do Artesão, realizada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, em parceria com o Sebrae, Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Assembleia Legislativa e parceiros. São quiosques instalados através de uma parceria da Fundação de Cultura de MS com o Sebrae, os shoppings Norte-Sul Plaza, Campo Grande e Bosque dos Ipês e a Funtrab, por meio da Economia Solidária.

Na quinta-feira (19) de manhã foi aberto ao público oficialmente o quiosque no Shopping Norte-Sul Plaza, com a presença da vice-governadora e secretária de Estado de Diretos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto. Rose agradeceu aos artesãos por representarem o Estado de Mato Grosso do Sul com sua arte e falou sobre a parceria da Sedhast com a Fundação de Cultura do Estado.

“Tivemos uma reunião na terça-feira com o secretário de Cultura, Athayde Nery, para falar sobre comunidades indígenas e viabilizar parcerias da Sedhast com a Fundação de Cultura, para que os índios possam continuar a produzir sua arte, mantendo seus hábitos. Artesanato é uma arte divina, e deve ser incentivada”. O secretário de Cultura foi representado na ocasião pela gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de MS, Katienka Klain.

A vice-governadora entregou cheques de microcrédito a dois artesãos presentes como forma de incentivar o artesanato regional. O microcrédito faz parte do MS Cidadão, programa do governo para fomentar o empreendedorismo.

maria zarife

A artesã Maria Zarife Linhares de Souza é paraense e mora há 30 anos em Campo Grande. Trabalha com artesanato há 10 anos e expõe no quiosque do Norte-Sul Plaza seus Bugres feitos em coité. Ela explica que o coité é um material semelhante à cabaça, porém, mais resistente. “O que me inspira a produzir são os índios, pois minha vó era índia. A comercialização das peças aqui no shopping é um incentivo do Estado aos artesãos para melhorar o seu trabalho. Eu vivo do artesanato e precisava desse apoio da Fundação de Cultura para me motivar a produzir”.

A abertura ao público do quiosque no Shopping Norte-Sul Plaza também contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Wilton Acosta; da presidente do Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Sinart), Jane Clara Arguelho; da analista de Turismo e Cultura do Sebrae, Márcia Rocha e da gerente de Marketing do Shopping Norte-Sul Plaza, Daniela Masson.
Além do Shopping Norte-Sul Plaza, as peças estão sendo comercializadas em quiosques no Shopping Campo Grande e no Shopping Bosque dos Ipês até o dia 21 de março.

A Semana comemora o Dia do Artesão (19 de março) e quer fortalecer o artesanato do regional e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

Confira a programação:

SEMANA DO ARTESÃO:
Local: Armazém Cultural
Data: 18 a 20 de março de 2015
Horário de funcionamento: 14 às 22 horas
Comercialização do Artesanato de MS

Chá com Artes
Local: Casa do Artesão
Data: 23 de março de 2015 às 17 horas
Buffet em homenagem aos artesãos de MS
Exposição de Artesanato na Assembleia Legislativa
Local: Saguão de entrada da Assembleia Legislativa
Data: 24 a 26 de março de 2015
Horário de Funcionamento: 8 às 18 horas

Medalha Conceição dos Bugres
Local: Assembleia Legislativa
Data: 26 março de 2015 às 19 horas
Entrega da Medalha Honrosa em homenagem aos Artesãos de MS

Café da Manha na Praça dos Imigrantes
Local: Praça dos Imigrantes
Data: 26 de março às 9 horas
Café da Manhã em homenagem aos Artesãos de MS