Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Arquivo Público Estadual realiza ciclo de palestras para valorização da memória

  • 05 nov 2015
  • Categorias:Geral
Foto: Edemir Rodrigues

Foto: Edemir Rodrigues

Campo Grande (MS) – A história documentada dos órgãos públicos sul-mato-grossenses ganhará a partir de hoje um novo destaque. Começou nesta quinta (5 de novembro), no Museu da Imagem e do Som, a 3ª Semana do Arquivo Público Estadual, evento realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que resgata a memória e a importância  da gestão documental.

A Semana do Arquivo Público Estadual segue até sexta (6 de novembro) e debaterá o acervo documental e o patrimônio cultural, a valorização da identidade e da memória presente nos arquivos das três esferas de poder, a Lei de Acesso à Informação e a preservação da história de Mato Grosso do Sul.

Na abertura, o presidente da Fundação de Cultura, Athayde Nery, destacou o trabalho do Arquivo Público Estadual e seu papel no resgate histórico. “Este evento ajuda a forjar a identidade de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, valorizando a história e o patrimônio. Queremos que este prédio (o Memorial da Cultura), carregado de memória, seja ‘invadido’ pelo público, nos ajudando a revelar nosso passado, nossa cultura e nossos valores”.

A programação desta quinta-feira conta com palestra da professora especialista em Gestão Pública, Doralice Martins, superintendente de Gestão Documental da Secretaria de Estado de Administração. No período vespertino os participantes farão visitas ao Arquivo Público estadual e ao Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA).

Na sexta-feira a programação continua: a partir das 8 horas a professora doutora Eliane Giacon profere a palestra “Preservação Documental para a Constituição de Arquivos – Experiência na Leitura da Biblioteca do Centro de Memória Jindrich Trachta, de Bataiporã. Na sequência a professora mestre Eva Maria Luz Ferreira apresenta seminário sobre “Documentação Indígena do Núcleo de Pesquisa Teko Arandu – História UCDB”.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, localizado no andar térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.