Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Arquivo Público Estadual de MS lança aplicativo sobre história regional

Finalizando a 5ª Semana Nacional de Arquivos deste ano, o Arquivo Público Estadual de MS lança hoje o aplicativo “MS Origens”. Essa é a primeira ação do tipo promovida pelo Arquivo. Já há alguns anos a equipe vem desenvolvendo outros materiais de divulgação de pesquisas realizadas na instituição de salvaguarda, contando atualmente com quatro exposições itinerantes que já circularam por todo o estado atendendo demandas de escolas, universidades e instituições culturais.
Por meio do aplicativo “MS Origens”, disponibilizado gratuitamente pela plataforma Netlify, o usuário poderá conhecer aspectos da história regional de Mato Grosso do Sul, com informações que contemplam ocupação territorial ancestral e as frentes migratórias, por exemplo.
O lançamento do aplicativo é a ação que finaliza as atividades da Semana Nacional de Arquivos de 2021. Já em sua 5ª edição, este ano a Semana ocorreu com o tema “Empoderando Arquivos”. A programação estadual contou com o lançamento de vídeo sobre o trabalho em arquivos no estado, além de podcast tratando da transição analógica para a digitalização de arquivos, finalizando com o lançamento do aplicativo “MS Origens”. O material disponibilizado pode ser consultado nas mídias sociais da Fundação de Cultura MS e também pelas instituições parceiras.
A Semana faz parte das ações previstas pelo Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul (APE/MS), fazendo parte da Semana Nacional de Arquivos que é um evento idealizado pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa Rui Barbosa, e ocorre anualmente em alusão ao Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 09 de junho.
É também integrante de uma programação internacional estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). O Arquivo Público Estadual sempre participa desta programação, ofertando palestras, cursos, formações e exposição para a sociedade, mas devido a pandemia do Coronavírus, esse será o segundo ano que acontece exclusivamente por meio virtual.
A realização e execução são do Arquivo Público Estadual de MS e do Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA), contando com a parceria e participação da Coordenadoria Especial de Gestão Documental/SAD; Sectur/Prefeitura Municipal de Campo Grande; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e SBT/MS.

Para baixar o app, clique aqui.