Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Antônio Nóbrega traz a Bonito espetáculo de dança contemporânea que interpreta cultura brasileira

Campo Grande (MS) – Sobe ao Palco da Praça no dia 28, às 20 horas, durante o XX Festival de Inverno de Bonito, o aclamado artista brasileiro Antônio Nóbrega, com a aula-espetáculo “Com Passo Sincopado”. Por meio de performances, vídeos e falas, Nóbrega apresenta o seu pensamento sobre uma dança brasileira contemporânea sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares – passos, giros, meneios, molejos, gingados, etc. – com princípios técnicos, práticas e procedimentos formais provenientes das várias linguagens de dança tanto do Ocidente quanto do Oriente.

Tomando ainda a dança no Brasil como ponto de partida de estudo e reflexão, Nóbrega, em “Com passo Sincopado”, esboça também uma interpretação da cultura brasileira levando em conta tanto a sua ascendência ocidental ou europeia – classe dominante, letrada – quanto a popular – marginal e de substrato oral. No palco Nóbrega estará acompanhado dos bailarinos Alison Lima e Maria Eugênia Almeida.

“Tanto quanto a música, a dança teve um poder irresistível sobre mim. Isso eu percebi logo quando a descobri, na década de 70, em Recife. Tomei conhecimento dela informalmente, aprendendo passos e movimentos por meio dos artistas populares da minha cidade. De tanto praticar diversas danças populares, terminei por incorporá-las ao meu universo de criação e hoje, procurando entender de onde provém o seu rico imaginário – vejo que essa busca me oferece caminhos e boas pistas para melhor entender o meu país.”, afirma Nóbrega.

Nascido em Recife, começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. ”Ariano me assistira tocando o concerto de Mi M de Bach para violino numa apresentação que fizera na Igreja de São Pedro dos Clérigos, local de habituais concertos na cidade, e achara que eu era a pessoa talhada para o posto. Ora, quem seria eu para negar-lhe tal convicção?… Esse convite mudaria lenta e indelevelmente não só o meu modo de praticar e fazer arte, como a minha maneira de ver e pensar o Brasil e o mundo”.

A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.

Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.

O bailarino Alison Lima, que acompanha Nóbrega no espetáculo, iniciou seus estudos em dança aos 14 anos em Recife por meio das danças brasileiras, fazendo cursos de dança contemporânea com Monica Lira, Luiz Roberto Dielson, Débora Colker, Henrique Lima (Balé da cidade de São Paulo), entre outros. Em 2011 participou do 1º Festival de Brincantes, em São Paulo. Logo em seguida, recebe um convite para atuar como bailarino no longa-metragem Brincante de Antonio Nóbrega, com direção de Walter Carvalho que estreou no segundo semestre de 2014. Atualmente é bailarino da Antonio Nóbrega Companhia de Dança e ministra cursos e oficinas de danças brasileiras.

Introduzida pelos pais, Maria Eugenia Almeida, bailarina que acompanha Nóbrega no “Com passo Sincopado”, iniciou sua aprendizagem na dança aos sete anos, por meio de ensaios e “treinos” de diversas manifestações populares. Sua formação se deu pela união desse repertório a novas linguagens de dança, como balé e dança contemporânea que ao longo de sua carreira foi assimilando. Criou, ao lado de Marina Abib, a Cia Soma, que se dedica a uma pesquisa cênica e pedagógica de uma linguagem de dança que tem como base as danças tradicionais brasileiras. Participa de vários espetáculos de Antonio Nobrega.

Serviço: Espetáculo de dança “Com Passo Sincopado”, com Antônio Nóbrega. Durante o Festival de Inverno de Bonito, no dia 28 de julho, às 19 horas, no Palco da Praça. Não perca!

Fotos: Silvia Machado