Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

9ª Primavera de Museus reúne representantes de Pontos de Memória do país no Marco

  • 22 set 2015
  • Categorias:Geral

Seguindo a programação da 9° Primavera dos Museus, que esse ano traz o tema “Museus e Memórias Indígenas”, nesta terça-feira (22) foi a vez do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco) ser palco do segundo dia de evento, com palestras e rodas de conversa ministradas por importantes representantes de Pontos de Memória e da museologia social do país.

O encontro de hoje contou com uma plateia formada por museólogos, historiadores, professores, produtores culturais e outros profissionais interessados no assunto, além da presença da secretária adjunta da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Andréa Freire.

Inicialmente, a chefe da divisão de Museologia Social do Ibram/MinC, Raquel Teixeira, explicou alguns conceitos de museologia social e a importância de se valorizar a memória de grupos, povos e comunidades.

“Existem inúmeros núcleos constituídos pela sociedade civil de forma autônoma do poder público que devem ser geridos de forma participativa no seio das próprias comunidades para a identificação, pesquisa e promoção de seu patrimônio material e imaterial. A museologia social vem trazer o reconhecimento, a valorização e até proteção da memoria social destes grupos, que tem seus diferenciais através de suas características históricas e culturais”, contou Raquel.

Na sequência, o representante do Museu de Favela – MUF (RJ), Sydney Tartaruga e o representante do Ponto de Memória do Taquaril (MG) e consultor do Programa Pontos de Memória, Wellington Pedro, realizaram uma roda de conversa com o tema “Museu, Memória e Cidadania”.

Depois de receber explicações sobre o que é e como funcionam os Pontos de Memória pelo país, a plateia ouviu um pouco da realidade local no estado do Rio de Janeiro, desde as dificuldades enfrentadas às conquistas realizadas.

“A crescente onda de violência imposta pelo tráfico de drogas tirou o saber popular, então reunimos grupos de moradores e voluntários, conseguimos parcerias, nos capacitamos, fizemos cursos na perspectiva de mostrar aos moradores e ao resto do Brasil que por lá não há só violência, mas sim muita cultura que deve ser preservada”, relatou Sydney.

Pontos de Memória

O Programa Pontos de Memória tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social. Com metodologia participativa e dialógica, os Pontos trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como resultado de interações sociais e processos comunicacionais, os quais elegem aspectos do passado de acordo com as identidades e interesses dos componentes do grupo.

Estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, e outros, já possuem dezenas de Pontos de Memória espalhados em diferentes grupos e comunidades. Em Mato Grosso do Sul, mesmo com a pluralidade cultural vasta e número crescente de comunidades específicas ainda não há um Pontos de Memória efetivado.

9ª Primavera dos Museus 

A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007 e é uma ação conjunta de instituições museológicas de todo o país com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Em Mato Grosso do Sul  é organizada pelo Sistema Estadual de Museus, vinculada à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS ligada à Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Governo de Estado de MS.

O evento conta com parcerias como o Iphan, Museu das Culturas Dom Bosco, Casa da Ciência da UFMS, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arqueologia da UFMS, Biblioteca Pública Isaías Paim.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3316-9163.

Confira abaixo a programação completa:

22/09/15 terça-feira

Local: Museu de Arte Contemporânea de MS. MARCO. Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Carandá Bosque. Informações (67)3326-7449.

Palestra: “O Ibram e a Museologia Social”. Convidada: Raquel Teixeira – Chefe da divisão de Museologia Social/Coordenação de Museologia Social e Educação – COMUSE/Departamento de Processos Museais – DPMUS/Ibram/MinC.

Roda de conversa sobre “Museu, Memória e Cidadania”, com a participação do representante do Ponto de Memória do Taquaril(MG) e consultor do Programa Pontos de Memória, Wellington Pedro, e do representante do Museu de Favela – MUF(RJ), Sydney Tartaruga.

23/09/15 Quarta-feira

Local: Fernando Corrêa da Costa, 599. Memorial da Cultura “Apolônio de Carvalho”.

9h

Palestra: “O projeto Casas do Patrimônio do Iphan e sua contribuição na preservação e valorização do Patrimônio Cultural”. Convidados: João Henrique dos Santos – Chefe da Divisão Técnica | Superintendência do IPHAN em Mato Grosso do Sul e Sara Bernal – Museóloga IPHAN/MS.

Local: 3° andar, Museu da Imagem e do Som de MS – MIS. Informações (67)3316 – 9178.

24/09/15 Quinta-feira

Local: Museu das Culturas Dom Bosco – MCDB. Av. Afonso Pena,7000 – Parque da Nações Indígenas. Informações: (67)3326-9178

8h30 às 10h30

Ações educativas do programa de visitas com escola agendada no Museu das Culturas Dom Bosco.

14h às 16h

Apresentação dos trabalhos do “Rede de Saberes” NEEP/UCDB.

19h

Exibição de filmes – Mediação de Dionedson Terena.

Mobilização Nacional dos Povos Indígenas (Documentário, 15min, 2015)

Kurussu Amba (Documentário, 7min, 2015)

 

25/09/15  Sexta-feira

Local: Av. Fernando Corrêa da Costa, 599. Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho.

13h às 17h

Oficina de Cerâmica Arqueológica.

Museu de Arqueologia da UFMS – MuArq

Local: 1º andar. Informações (67)3321-5751. Inscrições gratuitas e limitadas.

26/09/15 Sábado

Local: Fernando Corrêa da Costa, 599. Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho.

8h às 17h

Visita guiada: Exposição Unidade Guaicurú sobre povoamento do Estado. Acervo/MARCO.

Local: Térreo, Território Ocupado.

8h às 17h

Visita guiada no Museu de Arqueologia da UFMS – MuArq.

Local: 1º andar, MuArq.

13h

Oficina de desenho ”iconografia indígena” Convidada: Sara Duarte

Local: , 2° andar, Biblioteca Isaías Paim. Informações e inscrições gratuitas: (67) 3316-9161.

09-22-15 primavera dos museus - MARCO - museologia social - 5752

09-22-15 primavera dos museus - MARCO - museologia social - 5773

09-22-15 primavera dos museus - MARCO - museologia social - 5757

09-22-15 primavera dos museus - MARCO - museologia social - 5779

09-22-15 primavera dos museus - MARCO - museologia social - 5783

Fotos: Daniel Reino