Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Ciclo Latino Americano apresenta longas com temas atuais e entrada franca no MIS

  • 26 jun 2018
  • Categorias:Cinema

Campo Grande (MS) – Com uma pequena amostra do que é produzido na sétima arte de países “irmãos”, o Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura realiza nos dias 28 a 29 (quinta e sexta) de junho o Ciclo de Cinema Latino Americano, mostra gratuita que exibirá dois longas se,pré às 19 horas.

No dia 28 (quinta) será exibido o longa “Sin Nombre”, do diretor Cary Fukunaga. Filmado no México e nos Estados Unidos em 2009, apresenta Sayra, que em Honduras encontra-se com o pai que não via há muito tempo com seu tio. Juntos tentarão entrar ilegalmente nos Estados Unidos, cruzando a fronteira mexicana. Durante a viagem, encontram Casper, um garoto que tenta fugir do seu passado violento. Juntos têm que contar com a fé, confiança e esperteza de rua a fim de sobreviver a cada vez mais arriscada viagem em direção à esperança de uma nova vida.

O convidado para o debate após o filme é Tiago Osiro Linhar, graduado em Letras – Espanhol pela Universidade Católica Dom Bosco (2008). Mestrando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC). Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Narcoliteratura: trajetória e representação do narcotráfico na literatura”; sob orientação do Professor Dr. Edgar Cézar Nolasco.

divulgação

Já a atração de sexta (29) é o longa “Uma Mujer Fantastica”, do diretor Sebastián Leilo. Filmado no Chile em 2007, apresenta o casal Marina e Orlando. Ele vinte anos mais velho do que ela, amam-se longe dos olhares e fazem projetos futuros. Quando ele morre repentinamente, Marina é alvo da hostilidade dos familiares de Orlando: uma “santa família” que rejeita tudo o que Marina representa. Ela lutará com a mesma energia que dedica desde sempre para se tornar naquilo que é: uma mulher forte, corajosa, digna…Uma mulher fantástica.

O convidado para o debate é Guilherme Rodrigues Passamani, professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Ciências Sociais e História nas habilitações de licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Integração Latino-Americana, com área de concentração em História Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Ciências Sociais na área de Estudos de Gênero pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador visitante na Universidade de Coimbra (Portugal) entre 2007/2008 e pesquisador visitante na Universidade do Colorado – Boulder (Estados Unidos) entre 2014/2015. Coordenador do Núcleo de Estudos NéstorPerlongher – Cidade, Geração e Sexualidade (NENP/UFMS/CNPq). Autor dos livros O arco-íris (des)coberto (EdUFSM) e Na batida da concha: sociabilidades juvenis e homossexualidades reservadas no interior do Rio Grande do Sul (EdUFSM).

Serviço: O Ciclo Latino Americano acontece no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro. A entrada é franca.