Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

‹ Voltar

Explorando o lúdico, Buzum! encanta público boliviano com peça infantil

  • 12 nov 2016
  • Categorias:Geral

Puerto Suarez (BOL) – Lotação máxima no Buzum! nas duas apresentações que aconteceram na manhã deste sábado (12/11) na Plaza de Armas 10 de Noviembre levado pelo Festival América do Sul Pantanal. “Filhotes do Brasil”, encantou o público boliviano que foi assistir a peça, que apesar de ser infantil, também atraiu os adultos. Nem mesmo o idioma foi empecilho.

Um ônibus adaptado serviu de palco para a apresentação do espetáculo que se utiliza do teatro de bonecos de forma lúdica, com uma trilha sonora envolvente numa narrativa cuja temática é a natureza, especialmente a relação de pais e seus filhotes. “O espetáculo realmente foi uma maravilha, por que fala tanto da fauna e flora como das pessoas já que temos que ensinar desde pequeno os nossos filhos e também vizinhos e falar para todos manterem e cuidarem da natureza. Foi uma coisa bonita e significativa!” elogiou Maria Nela, Coordenadora Cultural Brasil/Bolívia.

Mais de 400 mil crianças já assistiram e se encantaram com as diversas peças e diferentes assuntos. É a primeira vez que a companhia ultrapassa fronteiras apresentando espetáculo fora do País. “Está bem interessante, tivemos uma boa receptividade do público, é diferente, mas bem legal”, disse Leonardo Campos um dos produtores da companhia, que também falou sobre a experiência de participar do FASP, “É interessante estar em festivais, a gente já faz um trabalho com escolas estaduais e municipais. Quando vamos para Festivais o nosso público muda, é um público espontâneo e a gente não trabalha só com crianças, acaba vindo adultos, sai do nosso dia-a-dia”, diz Campos.

Para o estudante boliviano Fernando Salsero, 18 anos, essa integração Brasil/Bolívia é muito boa e ao comentar sobre a peça disse qual teria sido a mensagem, “falaram sobre a natureza que teremos de cuidar, pois é fonte de vida”.

A equipe técnica é formada pelos atores Rafael Francisco e Dinho Weller, do técnico de luz e som, Carlos Henrique e dos produtores Leonardo Campos e Mariane Gutierrez e a direção é do idealizador do projeto Betto Andretta. No final dos espetáculos os participantes receberam um kit educativo.

O grupo continua se apresentando durante o FASP, na segunda-feira (14/11) às 9h irão se apresentar em Ladário na Praça Nossa Senhora dos Remédios e em Corumbá às 16h na Praça CEU Heloísa Urt.

texto André Messias
foto Rodrigo Motta